Vida Boa Por Bárbara Öberg A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

Publicitária elimina 40 kg, vira triatleta e disputa o primeiro Ironman no domingo

No domingo, quando algumas de nós estarão acordando de ressaca, morta de arrependimento por ter mandado um WhatsApp pro ex e ainda ter traçado um dogão no fim da balada, Ana Paula Matos estará noutra pegada. Dependendo do horário, ela poderá estar nadando, pedalando ou correndo. Muuuuuitos quilômetros. E vou te contar: nem aí pro […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 16h26 - Publicado em 29 Maio 2015, 13h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ana Matos, antes de deixar para trás 40 quilos

    Ana Matos, antes de deixar para trás 40 quilos

    Publicidade

    No domingo, quando algumas de nós estarão acordando de ressaca, morta de arrependimento por ter mandado um WhatsApp pro ex e ainda ter traçado um dogão no fim da balada, Ana Paula Matos estará noutra pegada. Dependendo do horário, ela poderá estar nadando, pedalando ou correndo. Muuuuuitos quilômetros. E vou te contar: nem aí pro ex. Ela vai fazer seu primeiro Ironman, onde o desafio é cruzar a linha de chegada, depois de nadar 3,8 km, pedalar 180 km e ainda correr uma maratona: 42 km e 195 metros. Uau, cansei só de escrever.

    Publicidade

    Quatro pessoas se exercitaram diariamente por três meses e o resultado é impressionante

    Depois limar 40 quilos (pesava 102 quilos), ela se tornou triatleta e essa prova marca a sua estreia no Ironman. Aliás, onde a virada de sua vida começou, efetivamente. Ao assistir a prova, ela se inspirou e prometeu que um dia iria fazê-la. “Se eles conseguem, eu também consigo.” #Adoro.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    anamatos2013

    Ana, em 2013, experimentando o gosto pela prática esportiva

    Um ano de treino pesado, e chegou a sua hora. É dureza. #SóParaOsFortes. “Ahhh, acho que vou levar uma 12 ou 13 horas”, me contou ela, ao telefone, lá de Florianópolis onde acontecerá a prova – maior da América Latina. A 15ª edição do Ironman promete reunir mais de 2 000 competidores de 36 países, e valerá 75 vagas para o mundial no Havaí, em outubro.

    Publicidade

    Estratégias de alimentação pré e pós-treino

    Não gente, peraê. Ela nããããão está querendo subir no pódio não. #Verdade. Quem ganha um troço desse é gente de ferro mesmo! Ou quase isso. O vencedor da etapa do ano passado foi o catarinense Igor Amorelli – não por acaso, ela faz parte da equipe dele. Atletas como ele fazem o percurso em oito horas, ou algo assim. Ana Paula vai competir como atleta amadora, igualmente na raça e na garra. Ainda mais ela, que é uma ex-obesa, ex-fumante e quase workaholic (o trabalho a consumia horrores, ainda que ela não quisesse).

    Publicidade

    Apresentador Fernando Rocha perde 18 quilos e muda visual

    Mulher entra na academia após gravidez, perde 50 quilos e se torna campeã de fisiculturismo

    Publicidade

    Como tudo começou? Em novembro de 2012, ela trocou de emprego, passou a ganhar menos e ter mais tempo. Foi nessa equação que ela se reencontrou na vida. Apostou em si: passou a valorizar hábitos mais saudáveis, inclusive fazendo a própria comida, entrou na academia, comprou bicicleta, e seguiu em frente. Perdeu 26 quilos, recaiu e engordou dez. Aí, ao ver o Ironman, se inspirou novamente. #GenteQuePersiste. Deu um basta. Acabou com um antigo relacionamento e começou a treinar pra valer, com o propósito de ser triatleta. E aí, sim, perdeu os 40 quilos.

    Pronta para encarar o duríssimo Ironman

    Pronta para encarar o duríssimo Ironman

    Só que havia um problema: ela não sabia nadar. Então, suas primeiras provas eram os duathlons (que incluem as modalidades corrida e bicicleta). Mas ela não sossegou e, sim, aprendeu a nadar. Gente, a Ana Paula tem 29 anos, trabalha como nós (oito horas por dia num escritório, ok?) e também tem um monte de afazeres domésticos. Foi tudo pura, puríssima, força de vontade. Ela acorda as 4:30 da madruga pra treinar durante os dias de semana. E, aos sábados, quando sãos os treinos mais longos, fica oito horas dedicada a isso! Mudou radicalmente. “Sou outra pessoa.” #Bravo.

    Continua após a publicidade
    Ana esbanja boa forma

    Ana esbanja boa forma

    A sua saga será contada num documentário que a ESPN coloca no ar, dois meses depois da prova de domingo. Achei linda essa história e nos emocionamos juntas, durante a entrevista. Nunca nos vimos, não somos amigas, mas sabemos como é difícil mudar e manter. Boa prova, Ana!

    Se você quiser seguir a Ana no Instagram, o endereço dela é @anamatostriatleta

    Continua após a publicidade

    Pra me seguir: @canseidesergorda_ ou no Faceebook: Cansei de Ser Gorda.

    Se você quiser enviar uma sugestão, escreva pra mim. A dica do texto de hoje veio assim e eu amei. Meu email é: chrismartinez@butiquedeletras.com.br (mas não vai entupir a minha caixa de mensagens com maldades, porque eu sou do bem!).

    Um beijo, até mais.

    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.