Imagem Blog

Vida Boa

Por Bárbara Öberg Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.

Furou a dieta? Os neurônios são os culpados

Tudo estava sob controle, até que você não seu aguentou e devorou três fatias de pizza, com uma Coca-Cola (que não era zero, obviamente). Ai que culpa! E sabe de quem? Dos neurônios. Não, não é invenção minha. A revista Nature acaba de publicar um estudo fresquinho com essa revelação. + A dieta ogra de Arthur […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 16h41 - Publicado em 9 Maio 2015, 17h28
 (/)
Continua após publicidade

neuronios

Tudo estava sob controle, até que você não seu aguentou e devorou três fatias de pizza, com uma Coca-Cola (que não era zero, obviamente). Ai que culpa! E sabe de quem? Dos neurônios. Não, não é invenção minha. A revista Nature acaba de publicar um estudo fresquinho com essa revelação.

A dieta ogra de Arthur Zanetti

Simplificando, a coisa acontece assim: todas as vezes que há uma baixa de energia porque você está de dieta e, portando, comendo menos, uma turma de neurônios (os chamados AGRP, na sigla em inglês) fica atiçada. E faz aquilo que parecia ser uma vontade inofensiva se tornar uma fome incontrolável. Daí, você fura a dieta e ainda pega bode dela. Quem nunca?

Ele tentou fazer a dieta do The Rock por um dia e o resultado foi BEM desagradável

Continua após a publicidade

Claro que tem todo um mecanismo científico e com nomes técnicos pra qualificar o estudo feito por pesquisadores do Instituto Médico Howard Hughes, dos Estados Unidos. Mas, na prática, isso acontece porque o cérebro não entende a menor ingestão de alimentos durante o regime, turbinando ainda mais a ação dos AGRP. E liberando um neurotransmissor chamado peptídeo agouti.

Óbvio que a turma do AGRP, mesmo que enlouquecida, não vai empurrar comida goela abaixo, criatura. Mas, segundo os pesquisadores, esses neurônios nos dão pistas sensoriais indicando que há comida no pedaço, instigando os sentidos da fome.

Os melhores aplicativos para ajudar na dieta

Continua após a publicidade

Para fazer o estudo, os pesquisadores fizeram testes em camundongos, monitorando a atividade cerebral dos bichinhos. A oscilação mudava quando o AGRP era ativado ou desativado. Um fato bem curioso colhido do estudo: a fome pode provocar sensações desagradáveis e bem negativas. Então, é perfeitamente natural o nosso mau humor quando estamos de dieta.

Um beijo, até mais.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.