Show de Vinicius Cantuaria e Dadi Carvalho inaugura videocast das Vejinhas
Os multi-instrumentistas são os primeiros convidados do programa 'Conversas Musicais', parceria com o Blue Note e o projeto Degustasom, de Zé Marcio Alemany
Falar dos multi-instrumentistas Vinicius Cantuaria, 73, e Dadi Carvalho, 71, é falar dos últimos cinquenta anos da música brasileira.
O primeiro integrou os grupos O Terço e A Outra Banda da Terra, que acompanhou Caetano Veloso, e escreveu sucessos como Só Você — gravado por Fábio Jr. — antes de se estabelecer no circuito de jazz nova-iorquino.
O segundo fez parte das bandas Novos Baianos, A Cor do Som e Barão Vermelho, toca com artistas como Marisa Monte e Jorge Ben Jor e foi homenageado por Caetano com a célebre música O Leãozinho.
Esses craques estarão juntos nos palcos do Blue Note São Paulo, no dia 4, e do Blue Note Rio, no dia 5, com o show Trilhas.
As apresentações, já especiais pelos músicos envolvidos, também marcam a estreia do videocast Conversas Musicais, parceria entre as Vejinhas (São Paulo e Rio), o Blue Note e o projeto Degustasom — que leva música de qualidade a estabelecimentos —, criado pelo curador e pesquisador musical Zé Marcio Alemany, apresentador do programa.
Os episódios reunirão talentos brasileiros numa mistura de bate-papo com performances musicais. “Vamos contar as histórias desses grandes nomes que construíram o caminho da música brasileira, e também trazer novos artistas”, diz Zé Marcio.
Os episódios vão pautar shows com os entrevistados, nas duas unidades brasileiras do Blue Note. “A ideia foi juntar a força desses encontros com a nossa casa”, explica Flávio Pinheiro, um dos sócios do Blue Note, ao lado de Daniel Stain.
“Nós alinhamos a curadoria para entender quais artistas fariam sentido para todos”, conta Stain. Amigos de longa data, Vinicius e Dadi só haviam compartilhado um mesmo projeto nos anos 90, com a banda Tigres de Bengala.
“Nos conhecemos jogando bola no campo dos Novos Baianos. Tínhamos vá- rios amigos em comum e passamos a frequentar uma pelada no Caxinguelê, onde nossa relação se fortaleceu muito”, relembra Cantuaria.
Nos shows, além de repertório com músicas autorais e de ícones como Jorge Ben Jor, Rita Lee, Marcos Valle e Gilberto Gil, a dupla também contará causos.
“A ideia foi juntar a nossa amizade e trajetórias no palco. É um presente, depois de tantos anos de convivência. E, em São Paulo, estaremos a sós no palco, dois violões, como se estivéssemos na sala de casa”, conta Dadi.
O encontro já tem rendido outros frutos. “A gente quer levar esse show para o Brasil inteiro. Curtimos tanto que fizemos uma música inédita, e já estamos gravando”, adianta Vinicius.
A data de estreia do primeiro episódio do videocast será anunciada em breve nas redes sociais das Vejinhas. Confira. ■ Blue Note São Paulo. 18 anos. Avenida Paulista, 2073, 2o andar. ♿ Qui. (4), 22h30. R$ 120,00. bluenotesp.com.
Publicado em VEJA São Paulo de 28 de junho de 2024, edição nº 2899