The Ten Tenors, grupo vocal australiano, faz segunda turnê pelo Brasil
Confira a entrevista com os cantores que se apresentam neste domingo (1) em São Paulo, com direito a 'Asa Branca' e 'Mas Que Nada' no repertório
O grupo vocal australiano The Ten Tenors está de volta ao Brasil, e se apresenta em São Paulo neste domingo (1o), no Espaço Unimed.
Cameron Barclay, Michael Edwards, Boyd Owen, Jared Newall, Adrian Li Donni, JD Smith, Nicholas Marks, Jesse Layt, Andrew Papas e Daniel Todd são os dez tenores que integram a formação atual do conjunto, formado em 1995 e um dos principais representantes do gênero musical classic crossover.
“Pela diversidade do nosso grupo, nós conseguimos mesclar diferentes tipos de música — eu e o Boyd temos raízes na ópera, mas também temos cantores do pop, rock, teatro musical… por isso nós conseguimos levar a técnica e a sensibilidade da música clássica para outras sonoridades”, explica Cameron.
Com datas também em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba, é a terceira aventura dos australianos em terras brasileiras. A primeira foi frustrante: vieram em março de 2020, mas, por conta da pandemia, não conseguiram se apresentar.
“Foi uma loucura. Aterrissamos e, no dia seguinte, os shows foram cancelados”, relembra Cameron. “Foi o tempo bastante só para comermos bastante pão de queijo”, completou, arriscando um português, Boyd. O cantor tem uma relação especial com o Brasil: é casado com um linguista brasileiro do Acre. “Nos conhecemos dez anos atrás, quando fui fazer um show em Bolonha, na Itália”, conta.
Em 2022, o grupo conseguiu fazer sua primeira turnê brasileira, com direito a balada paulistana e festa junina durante a estadia. Mas, o ponto alto, segundo eles, foi a participação no programa Faustão na Band. “Eu nunca vou esquecer aquilo. Foi muito incrível conhecê-lo e participar do programa, é uma grande honra para qualquer artista”, disse Boyd.
No repertório da nova temporada brasileira, o grupo escolheu duas músicas especiais: Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e Mas Que Nada, de Jorge Ben Jor. “Mas Que Nada foi uma das primeiras canções brasileiras que escutei na Austrália. A fusão de samba, bossa nova e os ritmos afro-brasileiros é hipnotizante”, relata Boyd.
Após a apresentação em São Paulo, o conjunto encerrará a turnê em Curitiba, na sexta-feira (6), no Teatro Guaíra. 12 anos. Espaço Unimed. Rua Tagipuru, 795, Barra Funda, ☎ 3868-5860. ♿ Dom. (1o), 20h. R$ 250,00 a R$ 520,00. espaçounimed.com.br.