Tudo Sobre Cinema
Continua após publicidade

Para ver em casa: 7 animações indicadas ao Oscar 2021. Quais valem a pena?

A Caminho da Lua e Shaun, o Carneiro — A Fazenda Contra-­Ataca estão disponíveis na Netflix

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 mar 2021, 11h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As cinco animações que concorrem ao Oscar 2021 já estão disponíveis nas plataformas digitais. E é barbada que Soul será a vencedora. Com certeza, é a melhor do ano passado e de outros anos também. Mas você pode conferir outros bons trabalhos, como Wolfwalkers e mais uma aventura do carneiro Shaun.

    Publicidade

    Wolfwalkers > É de uma beleza ímpar, com sua técnica em 2D de traços aquarelados. Há, contudo, uma explosão de cores e formas para contar uma história do folclore irlandês. Em 1650, o caçador Bill muda-se com a filha, Robyn, da Inglaterra para o povoado de Kilkenny. A missão dele, seguindo as ordens do Lorde Protetor, é exterminar os lobos da floresta, que ameaçam a população. Robyn, assim como todas as garotas e mulheres, é obrigada a ficar em casa e fazer apenas serviços domésticos. Mas ela tem a alma rebelde e o espírito aventureiro e, por isso, se embrenha no mato para ir atrás dos animais. É aí que encontra Mebh, uma wolfwalker, raça híbrida que, durante o dia, é humana e, à noite, vira lobo. De início, desponta a estranheza para, em seguida, surgir uma estreita união entre elas. O empoderamento feminino (numa versão infantil) marca presença num roteiro que perde parte do fôlego em sua reta final, deixando de lado a excentricidade da história para cair no lugar-comum das aventuras para crianças. AppleTV+.
    Vale a pena?
    Sim. Nem que seja só pelo visual é arrebatador.

    Shaun, o Carneiro: o Filme — A Fazenda Contra-­Ataca > É mais um precioso trabalho técnico de animação da Aardman, produtora de Fuga das Galinhas, Wallace & Gromit e outros desenhos com o carneiro Shaun. Aqui numa pegada de ficção científica, a trama mostra a convivência pouco amistosa entre Shaun e um alienígena fofo que caiu na cidade onde ele vive. Enquanto o extraterrestre se embrenha no universo terráqueo, o dono da fazenda quer faturar à custa da invasão alienígena e cria uma espécie de parque temático de ETs — e vem daí a maior graça da trama. Netflix.
    Vale a pena?
    Acho que a produtora Aardman já fez trabalhos melhores, mas, mesmo assim, tem seu encanto.

    +Assine a Vejinha a partir de 6,90.

    Publicidade

    A Caminho da Lua > A China também garantiu uma vaga no Oscar de animação com esse desenho que começa muito bem ao mostrar um vilarejo chinês, com suas tradições e costumes, e a história de uma adolescente que, após a morte da mãe, não aceita a nova namorada do pai. Inteligente, ela monta uma nave espacial e, acompanhada de um coelho, parte em direção à Lua. A partir daí, a animação, mesmo com suas berrantes cores cítricas, se iguala aos desenhos americanos genéricos e perde a identidade oriental do início. Netflix.
    Vale a pena?
    Muita cantoria num desenho, como disse, genérico. Não recomendo.

    Continua após a publicidade

    Soul > Joe Gardner é um professor de música frustrado, que sonha em tocar com grandes nomes, mas sofre um acidente quando isso está prestes a acontecer. Sua alma vai para um centro onde deve trabalhar com almas em treinamento, como 22, que não quer encarnar por não saber sua missão. Difícil que o espectador também não mergulhe em suas próprias reflexões e conclusões num dos mais emocionantes desenhos da Pixar. Disney+.
    Vale a pena? Com certeza! Um das melhores animações dos últimos anos.

    Dois Irmãos — Uma Jornada Fantástica > Sempre elogiada por seus roteiros imaginativos, que agradam a adultos e crianças, a Pixar recorre aqui à mesmice numa fórmula que se tornou sua marca registrada: a combinação de humor com momentos comoventes. A trama se passa num universo fantasioso, mas semelhante à vida dos americanos. Entre fadas e dragões, o elfo Ian é um adolescente inseguro que não superou a morte do pai. Ele mora com a mãe e Barley, seu irmão mais velho, que tem aparência de metaleiro. Numa carta, eles encontram uma maneira de trazer o pai de volta por apenas um dia. Disney+.
    Vale a pena?
    Só se estiver com tempo sobrando. 

    Animações em curta-metragem 

    Se Algo Acontecer… Te Amo > Com apenas doze minutos, o curta, além de belos traços a mão, traz a comovente história de um casal abalado (e separado afetivamente) por uma tragédia. Sem diálogos, feito em preto e branco e com raras cores pálidas, mostra a triste rotina deles em meio às lembranças de um passado feliz. É uma animação para adultos dirigida com muito talento pela dupla Will McCormack e Michael Govier. Netflix.
    Vale a pena?
    Com certeza. Uma animação belíssima para adultos e com pinta de campeã.

    Continua após a publicidade

    Toca > Típica animação fofinha da Disney, realizada em 2D e com humor afiado e ação ligeira. São apenas seis minutos para contar a história de um coelho que, disposto a fazer seu esconderijo debaixo da terra, encontra pelo caminho uma série de problemas. Seu projeto de toca começa a desmoronar quando, ao cavar mais fundo, depara com um universo habitado por outros bichos. Disney+.
    Vale a pena? Pela curtíssima duração, sim.

    Quer me seguir nas redes sociais? Anote: 

    Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
    Twitter: @miguelbarbieri
    Instagram: miguelbarbieri
    YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.