W Hotel inaugura com bares e restaurantes próximos à Faria Lima
Primeira unidade brasileira da marca de luxo terá 179 acomodações e mais de 200 prédios residenciais
A primeira unidade brasileira do W Hotel abre as portas na terça (17) no mesmo local onde antes funcionava a casa de shows Via Funchal, encerrada em 2012, na rua de mesmo nome. Do grupo americano Marriott Bonvoy, o prédio distribui-se por 46 pavimentos com quatro subsolos e tem três bares e dois restaurantes, além de 179 acomodações para hóspedes e mais de 200 apartamentos residenciais.
O design está em primeiro plano. Próximo à Avenida Brigadeiro Faria Lima, o novo empreendimento tem projeto assinado pelo escritório aflalo/gasperini arquitetos e decoração das áreas comuns assinada pela arquiteta portuguesa Nini Andrade Silva. Tons vibrantes, como dourado e neon, entram no visual dos quartos e das áreas gastronômicas. Uma delas fica no 40º andar, com vista panorâmica da cidade. Batizado de L40 Cozinha de Latitude, o restaurante vai explorar as técnicas e receitas de países como Portugal, Espanha e Grécia, num total de dezesseis nações, sob a direção do chef-executivo Thomaz Leão, com experiência em hotéis da rede, entre eles o Marquis Nova York.
“Cada um tem sua identidade própria e menus harmonizados com as bebidas, tanto alcoólicas como não alcoólicas”, afirma o gaúcho Idu Ribeiro, que assume a empreitada como diretorgeral, após ter passado três anos como gerente-geral do W Maldivas.
O 23º andar vai abrigar o Baio Cozinha Sulista, restaurante e bar com menu assinado pelo chef Tuca Mezzomo, que comanda o Charco, nos Jardins. No andar de cima, a proposta também é internacional, com o Yoso Bar e Café, dedicado à coquetelaria japonesa contemporânea. Por lá, haverá um ritual com o origami, a técnica de dobradura de papel.
“Na transição para o período da noite, faremos um origami do pássaro tsuru, que representa a longevidade na cultura japonesa. Diz a lenda que, ao dobrar 1 000 tsurus, você tem direito a um desejo”, diz Idu. “No milésimo, faremos uma grande celebração-surpresa com o cliente do dia.”
Pequenos detalhes como esse são, segundo ele, um dos diferenciais da rede de luxo, que investe em um talento chamado de W Insider. Em contato com os hóspedes, ele é responsável por se conectar com os gostos e pedidos de cada cliente e orquestrar suas experiências e mordomias dentro e fora do hotel — ou ajudar com imprevistos.
“Certa vez, um dos clientes do W Maldivas perdeu uma corrente no mar, sem grande valor financeiro, mas um dos últimos presentes que recebeu da mãe”, relembra. “Quando ele acionou o W Insider, a equipe juntou seus pés de pato e máscaras e encontrou a peça em uma hora.”
O hotel terá diárias a partir de 580 dólares (cerca de 3 500 reais). Com café da manhã, a conta aumenta 40 dólares (240 reais). A propriedade ainda comporta cinco categorias de residenciais, que variam de 53 a 102 metros quadrados e incluem piscina exclusiva, duas saunas, área infantil e salão de eventos.
Para 2025, ainda estão previstas as inaugurações do spa, que terá três salas de tratamento, e de um teatro no térreo. Em um terreno de 6 000 metros quadrados, o empreendimento promete acirrar a disputa pela hotelaria de luxo no eixo Itaim Bibi-Vila Olímpia.
+ Conheça os bastidores do Natal em shoppings de São Paulo
Publicado em VEJA São Paulo de 13 de dezembro de 2024, edição nº 2923