Shakespeare Embriagado: elenco bebe e atua em nova versão de Hamlet
Montagem com seis atores e drinques à vontade é inspirada em projeto teatral de Nova York
Beber ou não beber? Eis a questão. Imagine uma montagem de Shakespeare com seis atores e um protagonista embriagado. Entre doses e drinques à vontade, essa é a premissa da nova versão de Hamlet, que estreia em janeiro dentro de um bar na Zona Oeste da capital.
“Conheço muito teatro onde as pessoas bebem… Mas no camarim”, diverte-se o diretor assistente Guilherme Tomé.
Inspirado no projeto The Drunk Shakespeare Society, exibido em Nova York, Shakespeare Embriagado será um espetáculo de improviso feito com o apoio do público e a tarefa de manter o ritmo da narrativa mesmo após alguns goles.
“Como poderíamos recriar um clássico em ambiente de festa com shot de tequila? Esse tipo de artifício serve para nos aproximar da plateia, que também participa, e alterar o estado de consciência dos atores.”
+ 30 frases e mensagens natalinas para compartilhar com a família e os amigos
A cada sessão, um “patrono” será escolhido entre os espectadores para desfrutar de uma experiência exclusiva: acomodado em um trono real com mordomo, coquetel da casa e a liberdade de tomar decisões sobre o rumo da história.
Para manter a saúde do elenco, a bebedeira será organizada em sistema de revezamento e os atores trocarão de papel em dias alternados.
“Um deles sempre bebe mais e os outros menos, para o mínimo de controle”, enfatiza Dagoberto Feliz, responsável pela direção-geral. Entre as mesas do Espaço Manivela, na Vila Leopoldina, um dos desafios será encenar em apenas uma hora a peça mais longa do poeta inglês.
“Faremos apenas duas cenas planejadas, por isso é bom ter pessoas de fora para tapar possíveis buracos”, diz Dagoberto. “Nossa intenção é contar a história de Hamlet com todas suas peripécias para quem ainda não a conhece.”
Sem muitos exageros, a tolerância alcoólica dos artistas será apenas uma pitada extra no coquetel da improvisação. “Ainda estamos pensando se escolhemos um ‘uíscão’, tequila ou cachaça mesmo.”
Rua Schilling, 185, Vila Leopoldina, ☎ 97590-2394. ♿ Estreia 17/1/2024. Qua. e qui., 20h30 (happy hour a partir das 18h). R$ 60,00. @manivela_sp ■
Publicado em VEJA São Paulo de 15 de novembro de 2023, edição nº 2872