Quem é Andrea Pinheiro, nova presidente da Bienal de São Paulo
Empresária é a segunda mulher a assumir o cargo desde a criação da instituição, em 1951
Eleita em votação na última terça (12), a empresária Andrea Pinheiro é a nova presidente da Fundação Bienal de São Paulo. Com a proposta de melhorar a transparência da instituição, ela é a segunda mulher a assumir o cargo — a primeira foi Maria Rodrigues Alves, em 1992.
Seu mandato tem vigência de dois anos, com a possibilidade de reeleição para mais dois. Ela toma posse em 2 de janeiro de 2024.
+ Conheça as coleções escondidas que guardam livros raros em São Paulo
Com mais de trinta anos de atuação no mercado financeiro, Andrea já foi sócia-fundadora do banco de investimentos BR Partners e diretora do Banco BMC, onde comandou seu processo de venda ao Bradesco, em 2007. Também atuou como a segunda vice-presidente das últimas duas gestões da Bienal, responsável pela captação de recursos de 2019 a 2023.
Na nova função, a empresária pretende formar um comitê para a escolha da curadoria da 36ª Bienal, a ser realizada em 2025. A edição deste ano, com o tema Coreografias do Impossível, esteve em cartaz entre 1º de setembro e 10 de dezembro e ficou marcada por ter uma das maiores presenças de artistas não-brancos (81,8%).
Para o biênio 2024-2025, estão programados projetos como as mostras itinerantes da 35ª Bienal, que passarão por onze cidades brasileiras e quatro estrangeiras. O evento também vai integrar a 60ª Bienal de Veneza e a 19ª Bienal de Arquitetura de Veneza.
+ 30 frases e mensagens natalinas para compartilhar com a família e os amigos
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Mãe da atriz Mel Maia de ‘Donos do Jogo’ morre aos 53 anos no Rio
Casarão na Avenida Paulista vira Casa do Natal do Boticário
‘O Filho de Mil Homens’ transborda poesia com Rodrigo Santoro em destaque





