Ponte no Rio Pinheiros ganha grafite de 16 artistas em manifesto pela água
Comandado pelo grafiteiro Gamão, projeto Graffiti pela Água preenche os 55 metros de extensão da Ponte Sabesp
Uma ponte do rio Pinheiros, em São Paulo, acaba de receber um dos maiores grafites da cidade. Com 55 metros de extensão, a estrutura recebeu ao longo de várias semanas 1200 m² de cobertura. O projeto foi composto por artistas de diferentes regiões da cidade para destacar a importância da preservação da água.
A iniciativa do programa é de Rodrigo Cordeiro, um dos principais organizadores de eventos de água e saneamento no Brasil, e do artista urbano Gamão. Eles contaram com o apoio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que cedeu a ponte próxima à Ponte Cidade Universitária para o grupo de 16 artistas. Ao todo, a produção da obra utilizou mil litros de tinta e 1,5 mil tubos de spray a base de água para a realização do manifesto a céu aberto.
“Levamos cerca de 30 a 40 dias para o trabalho”, diz Rodrigo. “Precisamos falar sobre a crise hídrica, pois as pessoas têm a impressão de que a água é um recurso infinito.”
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.
A pintura cobre as duas laterais, as adutoras e a parte que fica abaixo da ponte. A estrutura foi instalada na semana do Meio Ambiente. O projeto ainda inclui grafites em três chaminés de equilíbrio (estruturas metálicas nas margens dos rios) e pinturas em 30 telas que estarão em exposição itinerante pela cidade.
Além de São Paulo, o projeto pretende percorrer outras grandes cidades brasileiras.
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.
- CidadesSob gestão privada, Parque Ibirapuera ganha melhorias e novos problemas
- CidadesPrédios altos ao longo de grandes avenidas e em áreas próximas a transporte mudam o horizonte, e revisão do Plano Diretor volta a discutir se eles vão para o miolo dos bairros
- CidadesMuseu do Ipiranga passa por obra milionária e dobra a capacidade do espaço