Terraço Paulistano Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Pesquisadora lidera corrente do bem para atender idosos

Marília Duque também dá dicas de bons aplicativos que conectam pessoas nessa época de distanciamento

Por Ana Carolina Soares
Atualizado em 24 mar 2020, 16h27 - Publicado em 20 mar 2020, 14h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Manter distância é o primeiro mandamento para evitar a propagação do coronavírus, mas o que fazer com o sentimento de solidão, abandono e desamparo? Esse dilema afeta especialmente os idosos, a população-alvo da Covid-19, doença causada pelo vírus. Para aproximar pessoas nessa época de distanciamento, a pesquisadora Marília Duque, 42, criou a campanha “Tem um Anjo no meu Whatsapp”. A ideia é que cada um de nós olhe seus contatos na rede social e passe a se comunicar com um idoso por lá, para saber se está bem, se precisa de algo. “Não se trata de um favor, quem aderir vai perceber uma troca muito interessante. Nessa geração acima dos 60 anos tem pessoas muito batalhadoras, criativas, empreendedoras e altruístas”, ela ressalta.

    Publicidade

    Em seus estudos, a acadêmica percebeu que Whatsapp é a rede pela qual esse público mais se comunica. Mas boa parte tem dificuldade de lidar com outros aplicativos, como de delivery, e, principalmente, do Ministério da Saúde, o Coronavírus SUS, que é ótimo guia para esses tempos. “A ideia é, além de falar com o idoso, o usuário o ajude nessas questões”, diz Marília, que fez um tutorial sobre como instalar e usar aplicativos como o Rappi, o Coronavírus SUS, além de silenciar os grupos de Whatsapp. “As constantes notificações geram estresse e ansiedade entre idosos.”

    Publicidade
    (Reprodução/Veja SP)

    Quando começou essa mudança de rotina surreal, a pesquisadora já preparava uma tese para 2021 sobre “envelhecimento, saúde e smartphone” em seu doutorado sobre comunicação e práticas de consumo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). “Aos 35 anos, comecei a me sentir velha”, conta, sobre o início de seus estudos. Na época, ela tinha a própria agência de publicidade e percebia que as pessoas com “vinte e poucos anos” eram mais valorizadas em sua área. Além disso, o mercado mudava muito rápido e ela sentia dificuldade de acompanhar o novo ritmo. “Mas nos estudos, constatei que essa geração de idosos é bem ativa, não aceita o preconceito e luta pelo seu espaço. Ficou mais confortável envelhecer”, conta.

    Continua após a publicidade

    Como inspiração, Marília tem seu bisavô, Raul Duque Estrada (parente de Osório-Duque Estrada, o compositor do hino nacional), falecido em 2010 com 100 anos, em sua residência no bairro da Tijuca, no Rio. “Ele tinha uma fonte de água mineral no quintal de sua casa e deixava o imóvel sempre aberto para todos usarem. Nunca teve problemas com isso. Gostava de se comunicar com todos”, lembra. Também cita Dudu Balochini, criador do Senior Geek, projeto para incluir idosos no mundo digital, que faleceu aos 57 anos de um infarto fulminante no ano passado. 

    Marília criou a campanha no domingo (15) e conta que recebeu quase 100 emails. Boa parte, textos de pessoas que querem entrar na campanha, mas perceberam que não têm nenhum idoso nos contatos do Whatsapp. A estudiosa recomenda alguns sites voltados para atender esse público:

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.