Kobra homenageia classe trabalhadora em exposição inédita na Paulista
Para celebrar os 200 anos de Independência do Brasil, obras ficarão espalhadas pela ciclovia entre a Rua Augusta e a Alameda Campinas
Em 1º de Maio, Dia do Trabalhador, chega à 8ª edição a Exposição da Paulista, iniciativa da União Geral dos Trabalhadores (UGT), que em 2022 escolheu o artista Eduardo Kobra com o tema Os 200 Anos da Independência e Nós, Trabalhadores.
+ SP-Arte 2022: clima de festa e reconciliação
A exposição dará voz e visibilidade àqueles que, desde a escravidão – embora tenham ajudado a construir e contribuído para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do Brasil –, não conseguiram usufruir desses benefícios e nem conquistar sua própria independência.
Serão 30 categorias homenageadas – selecionadas pela UGT e pelo artista –, em 30 painéis onde Kobra utiliza sua técnica unindo fotografias dos trabalhadores e citações de obras clássicas, em uma releitura cheia de cores.
+ Em “A Mesma História Nunca é a Mesma”, você se sente dentro da pintura
“Você pode pegar uma lupa e analisar quadros e pinturas da Proclamação da Independência e não vai encontrar nenhum trabalhador nelas. Estão lá membros da corte, serviçais e escravos. Nenhum deles remunerados”, diz Ricardo Patah, presidente da UGT.
A Exposição da Paulista ocupará até o dia 31 de maio um quilômetro da ciclovia da Avenida Paulista, entre a Rua Augusta e a Alameda Campinas.
+Assine a Vejinha a partir de 12,90.
Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.