Jovens paulistanos competem em Olimpíadas do Futuro com plataforma sobre política
Etapa final reúne projetos ligados a temas da agenda da ONU, entre eles uma ferramenta sobre política criada por seis estudantes de São Paulo
Dez equipes de estudantes participam da etapa final das Olimpíadas do Futuro – Sapientia, evento promovido pelo Instituto Vertere. Fazem parte da competição alunos do 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e do 4º ano de cursos técnicos e escolas estrangeiras, além de formados no ensino médio em 2020. A 3ª edição reúne jovens paulistanos e um grupo estreante do Paraguai.
As propostas visam resolver problemas reais com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Com isso, buscamos conectar as disciplinas curriculares clássicas a matérias mais contemporâneas como Economia, Sustentabilidade, Medicina e Saúde, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática”, explica Gustavo Wigman, do Instituto Vertere, em um comunicado.
Composto por seis participantes, um dos grupos paulistanos que participam da fase final criou a plataforma Polietas, dedicada à fiscalização política feita por jovens entre 16 e 20 anos. A ideia é promover cursos em formato de game, reunir perfis dos candidatos nas eleições e dar acesso a notícias atualizadas para evitar a desinformação.
Também de São Paulo, os criadores do Self exploram o acesso à educação socioemocional para alunos de escolas públicas e privadas no Brasil com um projeto de encontros semanais e apoio de mentores.
O projeto liderado por eles e todos os outros passarão pela avaliação de especialistas do mercado financeiro, educadores, empresários, designers ejornalistas, que selecionarão a melhor ideia. Também é possível votar na equipe favorita pelosite da Olimpíada do Futuro, na categoria “voto popular”.
Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90.