Eduardo Kobra restaura mural e cria mapa de obras em São Paulo
Projeto do artista registra grafites em bom estado, versões que precisam de restauro e murais que já foram apagados na capital
O muralista paulistano Eduardo Kobra acaba de completar o restauro do mural Muro das Memórias, situado na rua Alcebíades 93, ao lado da ponte Cidade Jardim, na capital paulista. O trabalho faz parte do projeto A Arte de Restaurar, que promove a restauração de algumas de suas obras.
Nesta quarta (25), aniversário de São Paulo, Kobra lança um site com cerca de 110 de seus murais, divididos em três partes: os murais em bom estado; as obras que ainda precisam ser restauradas; e as que foram apagadas.
+ Kobra lança tênis customizado com apenas 4 000 pares à venda
“O projeto de recuperação dos murais tem a mensagem de que devemos sonhar em fazer novas obras, novos trabalhos e ter novas conquistas, mas que também devemos saber olhar, gostar, valorizar e zelar pelo patrimônio cultural e histórico da cidade”, afirma o muralista.
“É interessante perceber que a grande maioria dos murais existentes na cidade não é vandalizada. Os murais são cada vez mais respeitados e por isso duram tanto tempo. O desgaste natural acontece devido à ação do tempo, a validade da tinta e problemas estruturais, como rachaduras e infiltrações.”
Entre os exemplos dos murais que podem ser visitados e estão em bom estado de conservação estão Coexistência, na rua Henrique Schaumann, em frente à Igreja do Calvário; Seja Luz, na rua Oscar Freire; Ciência e Fé, no Hospital das Clínicas; e Janelas Abertas para o Mundo, na Mooca.
Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.