Convidado Em Terapia: acompanhamento terapêutico
O blog Em Terapia traz uma novidade a partir de hoje. No dia 1 de cada mês, o blog trará o texto de um convidado abordando algum tema de interesse geral no campo da saúde mental e em áreas adjacentes. Para inaugurar a nova seção, hoje quem fala a vocês é Andrea Cembranelli, psicóloga especializada […]
O blog Em Terapia traz uma novidade a partir de hoje. No dia 1 de cada mês, o blog trará o texto de um convidado abordando algum tema de interesse geral no campo da saúde mental e em áreas adjacentes.
Para inaugurar a nova seção, hoje quem fala a vocês é Andrea Cembranelli, psicóloga especializada em Saúde Pública. Ela abordará a seguir uma área de trabalho relativamente recente nos cuidados com a saúde mental, o acompanhamento terapêutico. Veremos com ela que nem sempre o trabalho clínico clássico, dentro do consultório, é suficiente ou o mais adequado para que uma pessoa consiga lidar com alguma dificuldade emocional ou comportamental. É o que acontece na dependência química, nas fobias específicas (medo de altura, de lugares fechados, de multidão, de determinados animais…), em alguns transtornos ansiosos, na ausência de repertório de interação social e assim por diante. É aí que entra em cena o acompanhamento terapêutico.
O texto que habitualmente escrevo às terças será publicado na próxima quinta-feira excepcionalmente nessa semana.
Boa leitura e espero que gostem dos textos trazidos pelos convidados que passarão a aparecer aqui mensalmente a cada dia 1.
Até quinta!