Mais de 30% dos paulistanos não conhecem a campanha do novembro azul, contra o câncer de próstata
Outubro segue em seus últimos dias e vários pontos da cidade ganharam iluminação rosa para marcar o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. Agora, vem aí o novembro azul, campanha criada em 2008 para alertar os homens sobre a importância do exame de toque para prevenir tumores de próstata. + 32 homens na cama […]
Outubro segue em seus últimos dias e vários pontos da cidade ganharam iluminação rosa para marcar o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. Agora, vem aí o novembro azul, campanha criada em 2008 para alertar os homens sobre a importância do exame de toque para prevenir tumores de próstata.
+ 32 homens na cama ao longo de dois anos: a saga de uma mulher traída para resgatar a autoestima
Apesar de fazer quase uma década dessa cruzada, muitos paulistanos ainda não têm a menor ideia do que se trata. Pesquisa recente promovida pelo Sexlog (site de relacionamentos com 5 milhões de usuários inscritos em busca de sexo) constatou que 30,8% dos moradores da capital paulista não conheciam a ação. Em comparação, só 14% das mulheres da cidade nunca tinham ouvido falar no outubro rosa. A iniciativa para alertar a importância da mamografia começou em 2002, seis anos antes do novembro azul. São Paulo, aliás, foi a primeira cidade que abraçou a iniciativa, quando a prefeitura autorizou luzes pink sobre o Obelisco do Ibirapuera.
O estudo sobre as campanhas foi realizado com 1 240 assinantes, todos daqui. Compare os resultados:
Outubro Rosa – SP
- Acredito ter conhecimento suficiente sobre prevenção, sintomas e tratamento do câncer de mama:
Sim 85,90%
Não 14,10%
- Nos últimos três meses você realizou o auto-exame?
Sim 54,40%
Não fiz nesse período, mas já fiz antes 35,90%
Nunca fiz o autoexame 9,70%
- Você sabia que, quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem quase 100% de cura?
Sim 96,70%
Não 3,30%
- Você conhece alguém ou já teve histórico de câncer de mama?
Sim 65,20%
Não 34,80%
Novembro Azul – SP
- Novembro Azul é uma campanha sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Você já conhecia essa campanha?
Sim 69,2%
Não 30,8%
- Acredito ter conhecimento suficiente sobre prevenção, sintomas e tratamento do câncer de próstata.
Sim 77,7%
Não 22,3%
- Você já realizou o exame de toque para identificar possíveis sintomas?
Sim 51,1%
Não 48,9%
- Você conhece alguém ou já teve histórico de câncer de próstata?
Sim 58,3%
Não 41,8%
+ Confira as principais notícias da cidade