Se eu adotar a dieta vegetariana, corro o risco de ficar anêmico?
A nutricionista Fernanda Maluhy, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, responde
A anemia, condição na qual a quantidade de hemoglobina no sangue fica abaixo do normal, causando palidez e fadiga, é causada pela falta de nutrientes no organismo, sobretudo o ferro. E a carne vermelha, de fato, é um dos alimentos mais ricos desse nutriente.
Segundo a nutricionista Fernanda Maluhy, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o ferro presente na carne vermelha é do tipo heme, que é absorvido de maneira mais rápida e completa pelo organismo. Os vegetais também possuem ferro, mas é do tipo não-heme, que, ao ser consumido, não é totalmente absorvido.
Isso não significa que todo vegetariano vai ficar anêmico, pelo contrário. “Dá para manter a saúde em dia, mesmo consumindo apenas alimentos de origem vegetal. Basta seguir alguns cuidados”, explica Fernanda.
Primeiro, deve-se incluir na dieta itens ricos em ferro. Os vegetais que mais possuem esse nutriente são: quinoa, aveia, feijão, lentilha, castanhas em geral, abóbora, gergelim, semente de girassol, linhaça, agrião, rúcula, pêssego, damasco, figo, sálvia, hortelã e melado de cana.
Outra providência é abusar de alimentos ricos em vitamina C (limão, frutas ácidas em geral, verduras, legumes), e também de grãos integrais, que facilitam a absorção do ferro. Vegetarianos devem evitar o consumo de laticínios, café, chás e chocolates, pois eles têm o efeito contrário.
“De qualquer maneira, se o indivíduo apresentar anemia, ele deve se consultar com um médico para que sejam investigadas as reais causas do problema”, alerta a nutricionista.