Imagem Blog

Pergunte ao Doutor

Por Blog
Continua após publicidade

Tomar banho muito quente faz mal para a pele?

O dermatologista Claudio Wulkan, da Sociedade Brasileira e Americana de Dermatologia e do Hospital Israelita Albert Einstein, responde

Por Catherine Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 abr 2017, 18h07 - Publicado em 17 abr 2017, 18h06

Nós, brasileiros, temos o hábito de tomar vários banhos ao dia e, principalmente, longos e quentes. Mas, atenção: a água em alta temperatura pode fazer mal, sim. “Ela remove o manto lipídico, camada que protege e hidrata a superfície da pele”, explica o dermatologista Claudio Wulkan, da Sociedade Brasileira e Americana de Dermatologia e do Hospital Israelita Albert Einstein.

O uso de buchas, segundo ele, pode agravar ainda mais a situação. Elas removem as células mortas, mas também gordura e a hidratação natural. Como consequência disso, a pele tende a ficar seca e com coceiras. Isso pode facilitar o surgimento de infecções cutâneas e alergias.

Wulkan dá algumas dicas para evitar o problema. “Somente as partes íntimas devem ser lavadas com sabonete. E se for usar bucha, opte pelas macias”, diz ele.

Outras recomendações da Organização Mundial de Saúde para o assunto são: tomar banhos rápidos, e só uma vez por dia; e trocar o sabonete em barra pelo líquido.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.