Tomar banho muito quente faz mal para a pele?
O dermatologista Claudio Wulkan, da Sociedade Brasileira e Americana de Dermatologia e do Hospital Israelita Albert Einstein, responde
Nós, brasileiros, temos o hábito de tomar vários banhos ao dia e, principalmente, longos e quentes. Mas, atenção: a água em alta temperatura pode fazer mal, sim. “Ela remove o manto lipídico, camada que protege e hidrata a superfície da pele”, explica o dermatologista Claudio Wulkan, da Sociedade Brasileira e Americana de Dermatologia e do Hospital Israelita Albert Einstein.
O uso de buchas, segundo ele, pode agravar ainda mais a situação. Elas removem as células mortas, mas também gordura e a hidratação natural. Como consequência disso, a pele tende a ficar seca e com coceiras. Isso pode facilitar o surgimento de infecções cutâneas e alergias.
Wulkan dá algumas dicas para evitar o problema. “Somente as partes íntimas devem ser lavadas com sabonete. E se for usar bucha, opte pelas macias”, diz ele.
Outras recomendações da Organização Mundial de Saúde para o assunto são: tomar banhos rápidos, e só uma vez por dia; e trocar o sabonete em barra pelo líquido.