Imagem Blog

Pop! Pop! Pop!

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Nadadora chinesa quebrou um tabu ao falar sobre menstruação na Olimpíada

Nós já falamos aqui no Pop! sobre as adoráveis caretas da nadadora Olímpica Fu Yuanhui, que conquistou uma medalha de bronze na natação (100 metros costas) pela China, seu país de origem. Amada pela torcida, a atleta também quebrou um tabu ao abrir o jogo sobre algo geralmente ignorado no mundo esportivo: como mulheres lidam com a menstruação […]

Por VEJASP
Atualizado em 26 fev 2017, 10h48 - Publicado em 16 ago 2016, 13h33

ABRE01

Nós já falamos aqui no Pop! sobre as adoráveis caretas da nadadora Olímpica Fu Yuanhui, que conquistou uma medalha de bronze na natação (100 metros costas) pela China, seu país de origem. Amada pela torcida, a atleta também quebrou um tabu ao abrir o jogo sobre algo geralmente ignorado no mundo esportivo: como mulheres lidam com a menstruação durante os jogos.

+ “Gigantes” do Time Brasil posam ao lado de Flavia Saraiva em cliques divertidos
+ Já temos um vencedor: Flavia Saraiva é a atleta brasileira favorita da internet

No domingo (14), Yuanhui deu uma entrevista aos repórteres que acompanharam a prova de 4×100 medley feminino. De acordo com a atleta, ela decepcionou suas companheiras de equipe por causa de sua péssima performance: “Minha menstruação desceu ontem, então eu me senti particularmente cansada. Mas este não é o motivo, ainda assim eu não nadei bem o suficiente“, comentou a nadadora. Assista: 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=9JeWZZ39b6Y?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Continua após a publicidade

Se no Ocidente já é um grande tabu falar sobre menstruação e absorventes, na China o desafio é ainda maior. Após o comentário da atleta, os usuários do Weibo, uma rede social que lembra muito o Twitter e é usada com frequência pelos chineses, questionaram se Yuanhui “deixaria a piscina vermelha”. Os comentários machistas provocaram ultraje na internet, com muitas mulheres defendendo a nadadora e lamentando a falta de educação sexual no país.

Rapazes não entender a dor das cólicas menstruais. Todas vezes em que eu senti a dor, eu desejei que fosse um homem. Fu, você é incrível, por favor aceite a minha admiração (para as pessoas que estão questionando se ela poderia estar na piscina mesmo menstruada, vocês nunca ouviram falar em absorventes internos?)“, comentou uma fã.

E ela não foi a única mulher a se manifestar no Weibo sobre o comentário da nadadora olímpica: “Fu Yuanhui disse que ela estava menstruada, e as pessoas estão ultrajadas, chamando-a de ‘imunda’ ou ‘suja’ e questionando como ela pode dizer isso. Estamos no século XXI e mulheres ainda precisam sentir vergonha por estarem menstruadas? Homens, vão para casa e questionem suas mães e esposas sobre sintomas da menstruação“, aconselhou uma jovem chinesa.

Dê sua opinião: E você, o que achou do comentário de Fu Yuanhui? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.