‘Errei e não há justificativa’, diz Talitha Morete após caso de racismo estrutural
Apresentadora se retrata nas redes sociais após episódio no programa do último sábado
Talitha Morete usou sua rede social para se desculpar com o público nesta terça-feira, 14/6. No último sábado, um momento da apresentadora durante a participação de Dona Silene no É de Casa rendeu discussões sobre racismo estrutural. Ela contou que levou a vendedora de cocadas para participar do programa e reproduzir sua receita após conhecê-la em um salão de beleza.
“Antes de vir aqui, a primeira coisa que fiz foi falar com a dona Silene e pedir desculpas pra ela. Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro”, disse. “Fica aqui registrado o meu pedido de desculpas à dona Silene e a todos vocês. Muito obrigada.”
Manoel Soares apoiou a colega de trabalho e deixou uma mensagem na postagem. “Talita, acho que o mais importante é Dona Silene estar bem diante de toda essa repercussão. Em segundo lugar você não só entender, mas internalizar a compressão do fato garantindo que isso não se repetirá, nem com você, nem perto de você”, disse.
“Inúmeras vezes você e as outras colegas de apresentação me ajudaram a mapear e reduzir meu machismo estrutural, sou grato por isso, assim como deve existir em você agora uma gratidão por essas pessoas que muitas vezes de forma ácida apontam o rumo certo de comportamento racial”, continuou ele. “Sei que a internet é agressiva as vezes, já fui alvo, nessas críticas tem dores quem vão além de além de você e quem vem antes de você, meu desejo é que o resultado desse episódio seja pedagógico e construtivo não só para você, mas para o Brasil. Você é minha amiga e vamos estar juntos nas telas da vida buscando sempre nossa evolução diária como pessoas e comunicadores.”