Entenda denúncia do Ministério Público espanhol contra Shakira
Cantora é acusada de ter sonegado impostos entre 2012 e 2014. MP pede que ela seja condenada a oito anos de prisão e pague multa de 23,7 milhões de euros
O Ministério Público de Barcelona, na Espanha, pediu à Justiça nesta sexta-feira (29) que Shakira seja condenada a oito anos de prisão e pagamento de multa de 23,7 milhões de euros – cerca de 125 milhões de reais – por ter sonegado impostos entre 2012 e 2014. Segundo a investigação, a artista teria deixado de pagar 14,5 milhões de euros para o governo espanhol.
+ Após polêmica, bar vizinho a igreja muda de nome e retira elementos religiosos da decoração
O caso agora será decidido pelo Tribunal de Barcelona e a cantora nega irregularidades. De acordo com informações do jornal El País, o MP alega que a artista mora na Espanha desde, pelo menos, 2012, quando começou a se relacionar com o jogador de futebol Gerard Piqué, do Barcelona. Entretanto, Shakira teria mantido sua residência fiscal nas Bahamas até 2015, país que é considerado um “paraíso fiscal”.
Nesta semana, a cantora anunciou que se negou a fazer um acordo com o Ministério Público, para evitar que ela fosse a julgamento, pois afirmou estar “plenamente confiante” de sua inocência. Sua defesa afirma que já pagou os valores devidos. No ano passado, Shakira apareceu entre os nomes de artistas que usaram paraísos fiscais na lista do Pandora Papers, investigação internacional conduzida pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).