Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Ator global revela tratamento de saúde polêmico no ‘Encontro’

Questionado por Fátima Bernardes, Carlos Bonow contou que pratica um método não reconhecido pela medicina tradicional. "Tem oito anos que eu nem espirro"

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 abr 2018, 16h37

O papo sobre sáude masculina no Encontro da última terça (17) foi marcado por uma cena curiosa. Quando a Fátima Bernardes perguntou se o ator Carlos Bonow também é do time que evita ir ao médico, ele fez uma revelação inusitada.

“Eu não me cuido tanto pela alopatia, eu me cuido mais pela medicina alternativa, disse o ator, encabulado. Na sequência, ele disse que pratica há oito anos uma técnica chamada de auto-hemoterapia. “Eu sou o cara da prevenção. Por exemplo, eu uso essa técnica há oito anos, e tem oito anos que eu nem espirro.

Nessa método, o sangue do paciente é tirado das veias e injetado diretamente no músculo. Os praticantes relatam melhora geral na saúde e menos propensão a doenças. “É como um carro, se você coloca uma gasolina não boa, o carro não vai andar bem”, completou Bonow.

Já o Conselho Federal de Medicina (CFM) não reconhece a auto-hemoterapia. De acordo com o órgão, não há comprovação científica de que a técnica funcione e, por isso, existem riscos à saúde. A opinião é compartilhada pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH).

Continua após a publicidade

Fátima então pediu que o médico Fernando Gomes Pinto explicasse um pouco mais do assunto. “Independente da técnica, só o fato de você prestar atenção nesse aspecto da sua vida e procurar alguém, ou mesmo ter essa conversa interna, você aciona uma coisa que a gente chama nos trabalhos científicos de efeito placebo”, disse, explicando-se em seguida.

Não estou falando que isso é efeito placebo, porque não conheço os dados. Mas tenho o exemplo vivo de uma pessoa que faz isso há oito anos e tem resultados muito positivos e isso equivale a 30% de melhora em qualquer tipo de tratamento. É muita coisa”, completou. “Se a gente puxar isso pra dentro da nossa vida, você tá alinhando sua mente para te oferecer uma saúde muito melhor.”

“É isso, se você acreditar que alguma coisa vai te fazer bem, vai”, reagiu Bonow.

Continua após a publicidade

Assista ao vídeo:

Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.