Imagem Blog

Pop! Pop! Pop!

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais

Após polêmica sobre personagem negra, Paulo Gustavo pede desculpas em foto publicada no Instagram

Na última terça (14), o comediante Paulo Gustavo provocou muita polêmica nas redes sociais ao aparecer caracterizado como a personagem Ivonete em uma publicação no Facebook. Após muitas críticas, o humorista usou seu perfil pessoal nas redes sociais para se desculpar pelo desentendido — e garante que irá mudar sua caracterização. + Silvio Santos e Helen Ganzarolli […]

Por VEJASP
Atualizado em 26 fev 2017, 11h27 - Publicado em 20 jun 2016, 13h50
 (/)
Continua após publicidade

abre047

Na última terça (14), o comediante Paulo Gustavo provocou muita polêmica nas redes sociais ao aparecer caracterizado como a personagem Ivonete em uma publicação no Facebook. Após muitas críticas, o humorista usou seu perfil pessoal nas redes sociais para se desculpar pelo desentendido — e garante que irá mudar sua caracterização.

+ Silvio Santos e Helen Ganzarolli protagonizam cena inusitada neste domingo (19)
+ Foto de Thais Fersoza chama atenção de seguidores por motivo peculiar; confira

Nesses últimos dias li, ouvi, pensei e entendi que há uma longa discussão sobre o uso de ‘blackface’ muito anterior e muito maior do que eu, minha carreira, e minha personagem e o 220 Volts, por isso decidi refazer a Ivonete sem que ela pareça uma caricatura risível da mulher negra. Ela não é. Ivonete é esperta, crítica, consciente e questionadora. É uma brasileira que passa por todas as dificuldade absurdas que todos passamos como a falta de transporte eficiente, sistema de saúde precário, violência, etc…“, escreveu. Confira o clique: 

000001

Ela se revolta, reclama exige, sofre, mas não perde o rebolado, mantém-se de cabeça erguida, forte, guerreira e, sobretudo, alegre. Mas o ‘blackfaze’ historicamente remete a experiências que são dolorosas para muitas pessoas e, mesmo não sendo a intenção, eu peço desculpas se ofendi ou magoei alguém. Eu posso pintar minha pele, posso fingir, representar, tentar dar voz a essa mulher, mas eu nunca saberei de verdade como é ser uma mulher negra“, escreveu o comediante no desabafo.

Continua após a publicidade

Ele ainda continua: “Nos textos, a alegria da personagem não fazia dela uma alienada, mesmo assim eu compreendi que a negra animada é um estereótipo que os movimentos negros combatem com razão pois, na vida real, muitas vezes, não é nada engraçado. Apesar de conhecer e adorar muitas Ivonetes, ser negro no Brasil é difícil sim. Como ser mulher também é difícil; como ser gay também é difícil. Tanto na minha arte quanto na minha vida pessoal tenho feito o que posso pra tentar transformar o mundo num lugar melhor. Casei com o Thales, assumi isso publicamente, mudei minha certidão. Entendo que temos um grande processo de conscientização sobre o racismo, o machismo e a homofobia no Brasil e ele vem passando por etapas dolorosas. Eu não quero de forma alguma ser agente dessa dor, corroborar com preconceitos e manter o status quo de uma sociedade que necessita melhorar. Todos nós precisamos conversar e pensar mais a respeito. Eu tenho feito isso. Eu e a Ivonete“, escreveu. Na internet, a atitude do humorista foi muito elogiada. Confira os melhores comentários: 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

No entanto, muitos seguidores ainda não acreditam nas desculpas do comediante — dizendo que elas não foram sinceras e foram escritas por uma assessoria de imprensa :/

Continua após a publicidade

Dê sua opinião: E você, o que achou da mensagem de Paulo Gustavo? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.