Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Fat Burners: conheça mais sobre os termogênicos queimadores de gordura

Suplementos termogênicos, muito conhecidos pelos praticantes de atividade física, tem ação termogênica — ou seja, transformam as calorias provenientes de gordura corporal e da alimentação em energia. Eles visam manter o metabolismo (a quantidade de energia que o seu corpo gasta para se manter vivo) acelerado para que ocorra uma maior queima de gordura, além de […]

Por Tatiane Rosset
Atualizado em 26 fev 2017, 21h47 - Publicado em 9 jun 2014, 14h01

Cha verde

Suplementos termogênicos, muito conhecidos pelos praticantes de atividade física, tem ação termogênica — ou seja, transformam as calorias provenientes de gordura corporal e da alimentação em energia. Eles visam manter o metabolismo (a quantidade de energia que o seu corpo gasta para se manter vivo) acelerado para que ocorra uma maior queima de gordura, além de aumentar o “pique” para a prática de atividade física.

A velocidade com que o seu corpo queima as calorias é chamada de taxa metabólica e varia de pessoa para pessoa. Uns tem o metabolismo mais lento e, com isso, maior dificuldade de perder peso. Outros apresentam metabolismo mais acelerado, que queima as gordurinhas de forma mais rápida, favorecendo para um corpo mais em forma. É ai que entram os termogênicos: para auxiliar aqueles que tem necessidade de acelerar seu metabolismo.

No entanto, nem sempre o uso desse suplemento é uma boa pedida. Para aqueles que apresentam problemas cardiovasculares como arritmia e para aqueles que possuem úlcera e gastrites (os termogênicos são irritantes da mucosa gástrica), eles podem causar desconfortos. Os fat burns são ainda contraindicados para diabéticos, dislipidêmicos e pacientes com histórico familiar de dislipidemias ou problemas cardiovasculares. É muito importante consultar um médico ou nutricionista antes de fazer o uso para saber se para o seu caso o uso de termogênicos é indicado.

Agora vamos falar um pouco dos mais usados:

Oxy Elite

É um suplemento bastante usado pelo seu efeito termogênico e por melhorar o  desempenho nos treinos. Mas nada é assim tão fácil, certo? Ele foi proibido pela ANVISA por conter em sua composição a dimetilamilamina ou DMAA, que é um broncodilatador que pode causar:

Continua após a publicidade

Insuficiência renal;

Falência do fígado;

Alterações cardiovasculares como o aumento da frequência cardíaca;

Irritação, ansiedade ou depressão;

Dependência

Continua após a publicidade

O principal problema desse tipo de suplemento é que faltam estudos mais aprofundados sobre os reais efeitos que ele pode causar.

 

Cellucor C4:

Com a promessa de deixar os músculos rapidamente definidos, o cellucor c4 aumenta energia, ânimo, disposição e força — mas é um vasodilatador e, por isso, deve-se tomar muito cuidado.

Não se deve tomar em combinação com outros suplementos, medicamentos e estimulantes, pois a sinergia pode causar reações muito adversas no organismo que podem levar a problemas mais sérios, que podem prejudicar a sua saúde. Esse suplemento apresenta em sua composição nitrato de creatina, beta alanina, e AKG Arginina. Seu uso deve ser acompanhado por um médico ou nutricionista.

 

Lipo 6: 

Ele promete atuar no aumento da mobilização de gordura no  tecido adiposo, acelerando a queima de gordura ingerida , atenuandp  a retenção de líquidos e ação anticatabólica, ou seja, evitando perda de massa muscular. Sua ingestão deve começar de forma gradativa de acordo com o fabricante, entre seus componentes podemos citar:

Continua após a publicidade

Citrus Aurantium, que substitui a ephedra em muitos suplementos para emagrecimento e atua nas células de gordura. Quando mal utilizado pode causar danos grave a saúde.

Sinefrina, que atua estimulando o metabolismo e pode causar alterações na pressão arterial e outros problemas cardiovasculares.

Estrato de Gerânio, que promove efeito termogênico quando bem dosado.

Zingerone, um componente provido do gengibre que acelera a queima de gorduras e também impede o seu armazenamento.

3,5 Diiodo-L-Tironina (T2), que é um hormônio da tireoide menos potente que o T3, mas que ainda assim pode alterar seus níveis hormonais da tireoide.

Continua após a publicidade

Iombina que possui efeito vasodilatador podendo assim ser prejudicial para indivíduos cardíacos.

Cafeína que age como estimulador de energia.

Outros compostos semelhantes a anfetamina (substância proibida) que causa bloqueio de apetite e sensação de bem-estar.

Vale lembrar ainda que o Lipo 6 pode causar alguns efeitos colaterais como irritação, ansiedade, insônia, leve sensação de queima na área do abdômen e enjoo.

 

Café Verde:

Apesar do nome não tem coloração esverdeada: ele é marrom e sua diferença para  o café comum é que ele não passa pelo processo de torrefação.

Continua após a publicidade

O café verde é considerado termogênico por ter grande quantidade de cafeína, mas atenção a diferença de cafeína do grão torrado para o verde não é assim tão grande, bem como sua capacidade antioxidante que é muito similar em ambas versões.

Alguns estudos recentes atribuem ao consumo de café verde descafeinado uma ação lipolítica e hipoglicemiante, auxiliando no tratamento de ratos diabéticos — mas ainda são poucos estudos e o mecanismo de ação não esta totalmente elucidado, além de não ter sito testado em humanos.

 

Chá Verde:

Diversos estudos comprovam a ação termogênica do chá verde, assim como da erva mate. Ele melhora as defesas naturais do organismo e possuí uma ação antioxidante importante.  O chá verde possui em sua composição quantidades significativas de flavonoides e cafeína. Entre seus benefícios, são atribuídos a ação antioxidante, o fato de ser um anti-inflamatória, hipoglicemiante e anti-tumoral. Lembrando que o chá indicado é o feito em casa através da infusão e não os produtos prontos.

Para preparar o chá verde: Adicione 1 colher (sopa) de chá verde a 500ml de água fervente. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir.

Por ser rico em cafeína, ele pode provocar os seguintes efeitos colaterais: náuseas, irritar a mucosa do estômago e do intestino. É contra indicado para pacientes: gestantes, em lactação, com insônia ou  dificuldade para dormir, gastrite, hipertensão. Atenção: pacientes em uso de tamoxifeno e antidepressivos também não devem consumir o chá verde!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.