Imagem Blog

Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha há dez anos. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos
Continua após publicidade

Varanda Blue, o novo bar com vista para a Avenida Paulista

Instalado no Conjunto Nacional, espaço é dos mesmos donos do Blue Note, mas com funcionamento independente

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 Maio 2024, 10h00
Drinque rosa sobre mesa de madeira coberto por folha.
Carmen: drinque do novo Varanda Blue (Blue Note/Divulgação)
Continua após publicidade

Ouvir um som na filial paulistana do Blue Note, por onde já passaram Stanley Jordan, Robert Glasper, Macy Gray e Guilherme Arantes, costuma ser uma experiência feliz. São muitos “checks” dados na lista de atributos: programação sortida, acústica nos trinques, cardápio bem montado, conforto no ambiente para até 350 espectadores… Só um ponto se mostrava dissonante na casa de shows de origem nova-iorquina: a varanda com vista para a Avenida Paulista, instalada numa locação tão nobre como o Conjunto Nacional, parecia subaproveitada — os olhos e ouvidos do público se voltam apenas ao salão principal, onde rolam as apresentações. Mas isso pode mudar.

Do ano passado para cá, esse ambiente recebeu um deque e um teto retrátil para que pudesse ser povoado por um público maior. Na última semana, passou a ter também mais mesas, totalizando uma capacidade para 180 clientes. Ganhou, enfim, vida própria, e um nome: Varanda Blue. Em testes desde segunda (20), o ambiente, agora de funcionamento independente, começa a operar oficialmente nesta sexta (31).

Mesa de madeira em varanda com vista para a Avenida Paulista com porção de pastel, dois drinques, porção de bolinho sobre a mesa.
Varanda Blue: no Conjunto Nacional com vista para a Avenida Paulista (Blue Note/Divulgação)

“O espaço antes era um anexo”, explica Flávio Pinheiro, sócio da casa ao lado de nomes como Luiz Calainho e, na amarração paulistana, Facundo Guerra e Cairê Aoas. “Agora, temos de fato um espaço com dinâmica de bar na área externa.” A varanda continua a receber quem chega mais cedo para os shows e quem quer fazer uma hora depois das performances, mas agora a vinda de um público sem tíquetes, que quer apenas beber e petiscar, é incentivada.

Funciona de terça a sábado, do meio-dia à 1h30 (de segunda a sexta, o cardápio segue só de almoço, entre 12h e 15h30, e aos domingos só de brunch, entre 10h e 17h, com exceção deste dia 2, de Parada LGBT+). O menu mastigável é uma amostra enxuta do cardápio do Blue Note, e não deixa de lado pratos das antigas como o filé à diana e petiscos como croquete de carne, pastéis e dadinhos de tapioca.

Continua após a publicidade

Recém-lançada, a lista de drinques da bartender consultora Michelly Rossi, do Bar dos Arcos, é oferecida nos dois espaços, com misturas como o carmen (cachaça branca, Porto tawny, xarope de especiarias, suco de limão e hibisco). Sobre a trilha sonora, o som ali fora é ambiente. Só esporadicamente vão rolar sessões de apresentações, intimistas.

Quem manda no som segue sendo o Blue Note, que mantém a programação pulsante.

Publicado em VEJA São Paulo de 31 de maio de 2024, edição nº 2895

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

Continua após a publicidade

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.