Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Mel Lisboa dá vida a “Hedda Gabler” e projeta cinco personagens

A atriz, que estreia no dia 14 o texto de Ibsen, cita mulheres criadas por Nelson Rodrigues, Shakespeare, Euripides e Tennessee Williams

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 4 jun 2019, 17h38 - Publicado em 4 jun 2019, 17h25
Hedda Gabler
Hedda Gabler: Mel Lisboa protagoniza peça dirigida por Marcio Macena  (Hudson Senna/Divulgação)
Continua após publicidade

Mel Lisboa tem comprovado a cada espetáculo a persistência e o talento para construir uma trajetória sólida no teatro. A atriz, que já foi a shakesperiana Desdêmona de Otelo, a rodriguiana Celeste da versão de Gabriel Villela para Boca de Ouro e a protagonista da adaptação teatral de Dogville, agora se volta para a obra do norueguês Henrik Ibsen em Hedda Gabler.

O texto, escrito em 1890, gira em torno da personagem-título, uma mulher entendiada, filha de um general falecido e casada com um homem que não lhe dá atenção. Hedda, então, começa a repensar sua existência em um drama pessoal que expõe a condição feminina em lenta transformação. A montagem, dirigida por Marcio Macena, estreia no Espaço Parlapatões, na Praça Roosevelt, no dia 14, e tem no elenco os atores Rafael Maia, Samuel de Assis, Eduardo Pelizzari, Carol Carreiro e Yael Pecarovich.

O blog desafiou Mel a cogitar seu futuro nos palcos. Quais outras cinco personagens da dramaturgia nacional e internacional ela sonharia em interpretar? Mel fez a lista e apresentou suas justificativas.

Sônia, do monólogo Valsa nº 6, escrito por Nelson Rodrigues.
Medeia, a personagem-título da tragédia de Euripedes, a mulher traída e desesperada que, para se vingar do marido, mata os próprios filhos.
Lady Macbeth, a maquiavélica vilã da tragédia Macbeth, de William Shakespeare.
Blanche DuBois, a delirante protagonista de Um Bonde Chamado Desejo, peça de Tennessee Williams.
Nora, a personagem principal de Casa de Bonecas, do mesmo Ibsen, a mulher que desafia a sua condição de mãe e esposa na ânsia de comandar a própria vida.

“Juntas são as personagens que mais permeiam entre a fragilidade e a força. São mulheres completas e cheias de camadas. A força de Medeia, Nora e Lady Macbeth são forças diferentes, mas igualmente avassaladoras, apesar de terem sido escritas por autores de diferentes épocas e lugares. Blanche e Sônia, por exemplo, também são frágeis de forma muito diversa. E, claro, todas exigem tudo do intérprete, tudo”, afirma Mel.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.