Na Plateia Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Ester Laccava no solo “Ossada”: radicalizações de uma artista

O monólogo, próximo da performance, marca a estreia da atriz como diretora, neste caso, de si mesma

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 17 jan 2019, 12h56 - Publicado em 17 jan 2019, 12h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na última década, a atriz Ester Laccava lotou teatros com a sofisticada comédia A Festa de Abigaiu e visitou o universo nordestino no monólogo A Árvore Seca. Também se aventurou em peças difíceis, como Pedra de Paciência, e valorizou Pessoas Absurdas, de teor mais comercial.

    Publicidade

    Uma constante inquietação a faz radicalizar em Ossada, solo próximo da performance, que marca sua estreia como diretora, neste caso, de si mesma. Convicta de seus objetivos, Ester fez o que quis, mas revela-se prudente ao reunir uma equipe, formada por Mirella Brandi, Aline Santini, Elzemann Neves e João Wady Cury, para apoiá-la na encenação e na dramaturgia.

    Publicidade

    Histórias da inglesa Maureen Lipman são costuradas a textos da escritora polonesa Wislawa Szymborska e da artista multimídia americana Laurie Anderson. Cinco mulheres em situações cotidianas ou de ruptura atravessam a cena. Dramática, a primeira personagem visita o pai, em estado vegetativo, e precisa decidir se desliga os aparelhos da UTI. Ester testa sua versatilidade na pele da adolescente insegura por ter se atrasado para um chá com o pai e na coreo­grafia que mostra uma pessoa desesperada para acender um cigarro em um vendaval.

    Continua após a publicidade

    Apenas com o rosto iluminado, a atriz é provocativa ao representar a escritora incomodada com as perguntas de um entrevistador invisível e dá asas à grande intérprete tragicômica como a mulher embriagada durante a festa de casamento do filho. Nessa cena, ela destila melancolia e deboche e cede o que julga possível ao ampliar o diálogo com o público, em uma montagem seleta e radical em seu requinte (70min). 14 anos. Estreou em 10/1/2019.

    + Espaço Cênico do Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, Pompeia. Quinta a sábado, 21h30; domingo, 18h30. R$ 40,00. Até 3 de fevereiro.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.