Espetáculo d’o Bonde discute racismo a partir da spoken word
A técnica de poesia falada conduz a narrativa de 'Desfazenda - Me Enterrem Fora Desse Lugar', em cartaz no Sesc Avenida Paulista
O primeiro espetáculo adulto do coletivo de teatro negro O Bonde faz mais uma temporada no Sesc Avenida Paulista. Desfazenda — Me Enterrem Fora Desse Lugar se utiliza da spoken word, ou “poesia falada”, técnica de fala recitativa, acompanhada de batidas de música, para trazer a história dos personagens 12 (Jhonny Salaberg), 13 (Marina Esteves), 23 (Filipe Celestino) e 40 (Ailton Barros), quatro pessoas pretas que foram salvas da guerra quando crianças por um padre branco. Eles passam a morar na fazenda dele e realizam trabalhos diários, supervisionados por Zero, uma figura enigmática.
+35 jovens da periferia são os protagonistas de nova peça do Sesc
O espetáculo, que fez sua estreia como peça-filme e foi premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como melhor espetáculo on-line de 2021, tem direção de Roberta Estrela D’Alva, atriz, MC, pesquisadora e roteirista. Ela divide a direção musical com a DJ Dani Nega. A dramaturgia de Lucas Moura se inspira no documentário Menino 23 — Infâncias Perdidas no Brasil (2016). Rec. 12 anos. (70min).
Sesc Avenida Paulista, Avenida Paulista, 119, ☎ 3170-0800. ♿ Qui. a sáb., 20h. Dom., 18h. R$ 30,00. Até 15/1. sesc.org br.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 11 de janeiro de 2023, edição nº 2823