Comerciais animados estão entre os preferidos do público brasileiro desde os anos 60. Na década de 70, uma grande safra de bons anúncios desse tipo apareceu nas telinhas, e o grande nome por trás dessa tendência foi Walbercy Ribas Camargo, criador e animador de diversos “reclames” de sucesso.
São dele as animações do homenzinho azul e do bebê da campanha Cotonetes, o comercial animado estilo “Submarino Amarelo” para a USTop, e os vídeos surrealistas da campanha da Sharp, premiada com o Clio Awards em 1978.
Um dos comerciais mais lembrados e exaltados daqueles tempos é o da baratinha dos inseticidas Rodox, de 1971. O personagem foi totalmente criado por Walbercy e caiu rapidamente nas graças do público, tanto que as vendas do inseticida diminuíram porque todo mundo ficou com pena da barata!
Veja o comercial:
A baratinha ficou tão famosa que ganhou vida própria, e estrelou seu próprio desenho animado, anos depois, agora sem o perigo de ser pega de surpresa pelo inseticida assassino. O curta metragem O Rinoceronte é raro e pouco conhecido do público, mas é uma das mais aclamadas obras de animação do país. Veja o desenho completo:
A publicidade tem dessas coisas. Campanhas como a da Baratinha Rodox podem até ter um efeito negativo no primeiro momento do ponto de vista do cliente, mas o efeito prolongado de uma campanha bem feita faz o que um bom comercial se presta a fazer: deixar a marca nas mentes dos consumidores.