Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Exposição retrata detalhes da industrialização paulistana

O raro acervo da mostra é da Fundação Energia e Saneamento

Por Mariana Rosario Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 out 2018, 15h44 - Publicado em 5 out 2018, 06h00

Parte do valioso acervo de 260 000 itens da Fundação Energia e Saneamento está disponível atualmente para visita no Museu da Energia, na Alameda Nothmann, 184, nos Campos Elíseos. O material traz detalhes do processo de modernização e industrialização de São Paulo a partir do fim do século XIX. Por lá aparecem itens raros como croquis arquitetônicos do Solar da Marquesa, no centro, e imagens de um projeto de 1930 dedicado à energia eólica.

A mostra também apresenta informações sobre como funcionam os bastidores de um arquivo do tipo, suas curiosidades e especificidades, como os cuidados que são necessários para preservar um mapa ou documento histórico. Outra atração são as fichas dos funcionários que cumpriram expediente na extinta empresa canadense The São Paulo Tramway, Light e Power Co., Ltd., conhecida popularmente como Light e responsável por implantar o sistema de bondes elétricos na capital, em 1900.

O primeiro trecho, inaugurado em maio daquele ano, fazia uma rota entre a Barra Funda e a Santa Ifigênia. Esse meio de transporte funcionou na capital até 1968, quando a última linha, em Santo Amaro, operada pela prefeitura, foi desativada. A Light também se via envolvida no desenvolvimento elétrico de todo o estado, com a inauguração de usinas hidrelétricas e a implantação de pontos de iluminação pública.

O auge da companhia ocorreu na década de 20, quando estabeleceu sede própria no prédio em que hoje funciona o Shopping Light, no centro. Em 1979, a marca foi comprada pelo governo federal, por meio da Eletrobras. Dois anos depois, teve suas ações transferidas para o estado, que, por sua vez, fundou a Eletropaulo, em funcionamento até os dias de hoje. A exposição gratuita fica em cartaz até o dia 13.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.