Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Evento rememora os cinquenta anos da Batalha da Maria Antônia

Acontecimento opôs alunos da USP e do Mackenzie em 1968 e foi um dos pretextos para o governo endurecer o regime militar

Por Maurício Xavier Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 set 2018, 06h00 - Publicado em 28 set 2018, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Centro Universitário Maria Antônia, da Universidade de São Paulo (USP), recebe entre terça (2) e sexta (5) o evento Ecos de 1968 — 50 Anos Depois, que resgata a memória do episódio conhecido como a Batalha da Maria Antônia. Quatro exposições reúnem fotos, documentos históricos e intervenções artísticas. Dois livros editados na época terão relançamento, em novas edições, acompanhado de debates com pesquisadores como André Singer, Marilena Chauí, Maria Cecilia Loschiavo dos Santos e José Arthur Giannotti. A programação inclui ainda a exibição de cinco filmes que retratam personagens e acontecimentos do período e três leituras cênicas. Todas as atividades são gratuitas.

    Publicidade

    O confronto, que ocorreu em 2 de outubro de 1968, foi protagonizado por estudantes da USP e do Mackenzie e por policiais militares, e deixou como saldo um morto e dezenas de feridos. Dois meses depois, o governo utilizou o fato como um dos pretextos para o endurecimento do regime militar, com a promulgação do famigerado AI-5, que fechou o Congresso Nacional, instaurou a censura prévia e suspendeu garantias constitucionais dos brasileiros, entre outras medidas.

    Policiais, com cães, na Faculdade de Filosofia da USP, na rua Maria Antonia. (Cristiano Mascaro/Veja SP)

    A batalha resultou também na ocupação do prédio do Centro Universitário Maria Antônia — que foi construído na década de 30 e abrigou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP — por forças policiais. Isso levou à mudança definitiva da faculdade para o câmpus da Cidade Universitária. O prédio na Rua Maria Antônia, 294, foi reaberto ao público em 1993, como espaço cultural.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.