No Prime Video, ‘Fallout’ é ficção distópica sobre apocalipse nuclear
Primeira temporada da série baseada na franquia de jogos de mesmo nome constrói universo envolvente em ambientação retrofuturista
Nova série do Amazon Prime Video, Fallout é uma ficção distópica baseada na franquia de jogos de mesmo nome, lançada em 1997. A história se passa cerca de 200 anos após a maioria da humanidade e a Terra serem destruídas por bombas nucleares. Nos oito episódios, esse universo é trazido de maneira envolvente e vai além do jogo.
A história começa quando a protagonista Lucy (Ella Purnell), jovem habitante de um refúgio subterrâneo, é forçada a ir à superfície salvar o pai, que foi sequestrado. Seus caminhos se cruzam com os de Maximus (Aaron Moten), um aspirante a cavaleiro de uma irmandade militar e religiosa, e os do Necrótico (Walton Goggins), um humano mutante afetado pela radiação sobrevivente do apocalipse.
O mutante é o meio pelo qual a série revela a trama por trás do fim do mundo. A ação não se resume a uma narrativa simples de sobrevivência e trata de temas complexos, como capitalismo, classismo e religião.
A atuação de Purnell facilita o trabalho do público de torcer por Lucy e a ambientação retrofuturista, ao som de uma trilha com músicas americanas dos anos 50 e 60, aproxima o público daquele futuro não tão distante.
Publicado em VEJA São Paulo de 3 de maio de 2024, edição nº 2891.