Mostra no CCBB ressignifica figura da bruxa no Cinema
'Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema' tem programação com filmes nacionais e internacionais, além de debates e oficina
A figura da bruxa na história do cinema é o objeto de análise da segunda edição da mostra Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema, que toma conta do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo de 6 de abril a 5 de maio.
Depois do sucesso da primeira edição, em 2022, o evento retorna ainda maior. Com curadoria de Carla Italiano, Juliana Gusman e Tatiana Mitre, a programação reúne 28 filmes, debates com especialistas e uma oficina gratuita.
As produções escolhidas abrangem diversos gêneros, da ficção ao documentário, e origens, com representantes do Brasil, Estados Unidos, Alemanha, França, México, Reino Unido e Rússia. A abertura neste sábado (6), às 16h, conta com a exibição de A Praga (2021), obra póstuma de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que estava inacabada desde 1980, até ser recuperada pelo produtor Eugenio Puppo em 2007 e estrear mundialmente em 2021.
A sessão será seguida pela apresentação do curta A última praga de Mojica, que detalha o processo de produção, e um debate. Depois, a agenda se divide em dois eixos temáticos: “A bruxa através dos tempos: imagens clássicas”, que vai revisitar o imaginário histórico, e “Bruxas contemporâneas: corpos indomáveis, saberes ancestrais”, dedicado a produções que buscam reinventar a construção da personagem por uma perspectiva crítica.
O primeiro inclui sessões de A Paixão de Joana D’Arc (1928), destaque do cinema mudo, e A Bruxa (2015), que rapidamente se tornou um clássico do cinema independente. No segundo núcleo, há exibições de Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019), vencedor do prêmio de roteiro no Festival de Cannes, e Orlando, Minha Biografia Política (2023), adaptação do romance da britânica Virginia Woolf.
A programação ainda terá filmes para a garotada, como Branca de Neve e os Sete Anões (1937), O Serviço de Entregas da Kiki (1989) e Malévola (2014). Os ingressos custam 10 reais (5 reais, meia-entrada).
A oficina gratuita “Perambulando nas sombras encantadoras: segredos da bruxaria no cinema de horror contemporâneo” será ministrada pela pesquisadora Laura Cánepa e está marcada para o dia 20 (sábado), às 14h. As inscrições devem ser realizadas previamente em bb.com.br/cultura.
Mostra Mulheres mágicas: reinvenções da bruxa no cinema
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: R. Álvares Penteado, 112
Data: 6 de abril a 5 de maio de 2024
Ingressos: R$10 (inteira) R$5 (meia)
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de abril de 2024, edição nº 2887