Filmes do Studio Ghibli chegarão aos cinemas brasileiros pela Sato Company
Empresa responsável pelo Sato Cinema, na Liberdade, planeja o Festival Ghibli, que levará as produções do estúdio ao circuito nacional
A Sato Company, responsável pelo Sato Cinema, na Liberdade, adquiriu os direitos de exibição de 21 filmes do Studio Ghibli e planeja levá-los ao circuito brasileiro durante o Festival Ghibli, que ocorrerá nacionalmente, incluindo na capital paulista.
As datas e salas de cinema ainda não foram decididas, mas a previsão é que aconteça em julho. “Vai depender da programação e das negociações com as salas de cinema”, adianta o CEO da Sato Company, Nelson Sato.
A empresa foi a responsável por distribuir a mais recente realização da produtora, O Menino e a Garça, ganhador do Oscar de melhor animação neste ano — em 2003, tinha levado o mesmo prêmio pela A Viagem de Chihiro, também dirigido por Hayao Miyazaki, co-fundador do estúdio. A curadoria do festival contará com outros clássicos do Ghibli como Meu Amigo Totoro, Porco Rosso: O Último Herói Romântico e O Serviço de Entregas da Kiki.
A programação celebra um ano do Sato Cinema e também homenageia a imigração japonesa, que comemora 116 anos em junho. O festival coincide, ainda, com a premiação do Studio Ghibli com a Palma de Ouro Honorária no Festival de Cannes 2024, entre 14 e 25 de maio. É a primeira vez que a honraria será um prêmio coletivo para um estúdio.
Publicado em VEJA São Paulo de 26 de abril de 2024, edição nº 2890.