Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Mattheus Goto

Um guia com críticas, notícias, entrevistas e eventos sobre as estreias da semana no cinema e no streaming
Continua após publicidade

Filmes nacionais com temática LGBTQIA+ entram em cartaz neste mês

Os longas 'Sem Coração' e 'A Filha do Palhaço' contam histórias tocantes sobre sexualidade, juventude e família

Por Mattheus Goto
6 jun 2024, 19h30

Neste mês, dois filmes nacionais com temática LGBTQIA+ entram em cartaz nos cinemas e no streaming: “Sem Coração” e “A Filha do Palhaço“. Ambos chamaram a atenção em festivais pela abordagem sensível ao tema, com histórias sobre sexualidade, juventude e família.

Confira a seguir.

SEM CORAÇÃO

Baleia encalhada na praia: metáfora para descoberta de si em 'Sem Coração'
Baleia encalhada na praia: metáfora para descoberta de si em ‘Sem Coração’ (Divulgação/Divulgação)

Litoral de Alagoas, verão de 1996. A jovem Tamara (Maya de Vicq) está prestes a deixar a vila pesqueira onde mora para fazer faculdade em Brasília. Enquanto aproveita suas últimas semanas no local, conhece uma garota misteriosa, apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito.

A protagonista começa a sentir uma atração inexplicável pela menina e leva o espectador em sua jornada de amadurecimento e descoberta da sexualidade. O enredo foi inspirado livremente na trajetória de Nara Normande, que assina direção e roteiro junto de Tião. O longa, fruto de uma coprodução entre Brasil, França e Itália, é um desdobramento de um curta-metragem de 2013 realizado pela dupla.

Estreou no Festival de Veneza em setembro de 2023, como o único representante brasileiro na edição, e ganhou o prêmio da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema na Mostra de São Paulo do ano passado. Com equipe majoritariamente alagoana e gravações em Maceió, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, o intuito da produção é diminuir a distância entre Nordeste e Europa.

Acaba de chegar à Netflix.

A FILHA DO PALHAÇO

Demick Lopes no papel de Renato: homenagem a humoristas em 'A Filha do Palhaço'
Demick Lopes no papel de Renato: homenagem a humoristas em ‘A Filha do Palhaço’ (Divulgação/Divulgação)

A jovem Joana (Lis Sutter), de 14 anos, vai a Fortaleza passar uma semana com o pai, o humorista Renato (Demick Lopes), para conhecê-lo, de fato, pela primeira vez, após crescer longe da figura paterna. Na viagem, descobre a identidade dupla do homem, que à noite se transforma na personagem Silvanelly para entreter o público de bares e casas noturnas. Nesses sete dias, eles aprendem a lidar um com o outro e conhecem suas intimidades.

Com delicadeza, o filme trata da sexualidade em intersecção com a paternidade tardia. O espectador acompanha os conflitos internos do sujeito, bem como as tentativas de se reconectar com a filha e ter uma segunda chance. Inspirado na vida de seu criador e diretor, Paulo Diógenes (Pajeú e Inferninho), o longa também homenageia artistas do riso do Ceará.

Além de Demick Lopes (Greta e Inferninho) e da estreante Lis Sutter, o elenco tem Jesuíta Barbosa, Jupyra Carvalho, Ana Luiza Rios e Valéria Vitoriano. Com produção da Marrevolto Filmes, a obra ganhou o prêmio principal na Mostra de Cinema de Gostoso e o prêmio do público na Mostra de Tiradentes.

Em cartaz nos cinemas.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.