Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Mattheus Goto

Um guia com críticas, notícias, entrevistas e eventos sobre as estreias da semana no cinema e no streaming
Continua após publicidade

BikeCine estreia em SP com cinema ao ar livre e energia gerada por bikes

Com conceito importado do Uruguai, projeto realiza sessões gratuitas para público de espectadores e ciclistas

Por Mattheus Goto
15 mar 2024, 06h00

Um novo projeto estreia em São Paulo na próxima semana. Do mesmo criador do drive-in Cine Autorama, o BikeCine chega à capital paulista na quinta (21) em evento gratuito no Vale do Anhangabaú. Trata-se de um conceito que une cinema, esporte e sustentabilidade.

A energia para a exibição de filmes na tela, ao ar livre, é gerada pelo próprio público a partir de dez bicicletas instaladas na última fileira. No mesmo ambiente, assistem juntos às produções espectadores e ciclistas. A capacidade é para cerca de 150 pessoas e toda energia gerada é consumida.

Um sinalizador exibe a carga em tempo real e avisa se é preciso pedalar mais, convidando a um revezamento. É possível colaborar ainda pelo “pedal de mão”, criado para crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. A ideia veio de uma experiência do idealizador Marco Costa, sócio da Brazucah Produções, no Uruguai.

“Em busca de novas formas de atrair pessoas para ver filmes coletivamente, me encantei pelo projeto da Efecto Cine”, conta ele. A empresa uruguaia é uma das parceiras do projeto, viabilizado pelo ProAC. “O objetivo é juntar os universos e, quem sabe, influenciar um ao outro. Quem consome cultura pode se animar e praticar esporte e vice-versa”.

Depois do lançamento, com show da dupla Thunder & Turnbull, às 19h, e uma sessão de curtas sobre ciclismo, o projeto segue pelo interior paulista até o fim de maio e, depois, volta para a capital. Nesse roteiro ainda sem datas definidas, estão previstas as exibições de filmes brasileiros, como Nosso Sonho, biografia de Claudinho e Buchecha, e animações, caso de Encanto, da Disney. Todas as sessões serão gratuitas.

Publicado em VEJA São Paulo de 15 de março de 2024, edição nº 2884

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.