Documentário revela bastidores de fotógrafo de guerras
Das selvas colombianas aos confrontos da Primavera Árabe, filme relata episódios do fotojornalista Joel Silva em 18 anos de profissão
✪✪✪ O fotojornalista Joel Silva volta ao tema de seu livro “Uma Fresta de Luz no Porão da Sociedade”, em que relata episódios de seus 18 anos de cobertura fotográfica em situações de conflito — das selvas colombianas, em que chegou a acampar com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), até os confrontos da s.
Desta vez, lança o documentário Todas As Guerras que Eu Vi, com foco maior na cobertura jornalística e repleto de imagens impactantes. Também faz relatos pessoais e familiares, por exemplo, quando conta que não presenciou o nascimento de seu filho porque estava trabalhando em uma região de conflito, no meio da floresta e incomunicável, e só conheceu o bebê depois de dias.
Em outro momento, relata o tiro de raspão que levou na testa durante a cobertura de um confronto no Cairo (Egito).
Joel Silva, 58, que começou a carreira nos anos 1990, no interior paulista, produziu o documentário de cerca de uma hora de maneira independente, inclusive gravando ele mesmo seu depoimento. Disponível no Youtube.
Publicado em VEJA São Paulo de 2 de fevereiro de 2024, edição nº 2878