Filmes e Séries - Por Barbara Demerov Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

‘Marighella’ recebe oito troféus no 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Filme de Wagner Moura com Seu Jorge foi o grande destaque da premiação

Por Barbara Demerov
11 ago 2022, 12h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Foram anunciados nesta quarta (10), os vencedores do 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O longa Marighella, dirigido por Wagner Moura, foi laureado com oito Troféus Grande Otelo: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Som, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.

    Publicidade

    +Adaptação fiel da HQ de Neil Gaiman, ‘Sandman’ é acerto da Netflix

    Publicidade

    A cerimônia – realizada anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais – aconteceu na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, e teve apresentação de Camila Pitanga e Silvero Pereira. 

    O Troféu Grande Otelo de Melhor Atriz foi para Dira Paes (Veneza) e o de Melhor Ator, para Seu Jorge (Marighella). Zezé Motta ganhou na categoria Melhor Atriz Coadjuvante (Doutor Gama) e como Melhor Ator Coadjuvante quem ganhou foi Rodrigo Santoro (7 Prisioneiros).

    Publicidade

    Foram anunciados 32 prêmios, em quatro grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema, além do prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular, que teve votação pelo site da instituição. Como é tradição, a abertura dos envelopes foi ao vivo, auditada pela PwC Brasil.

    MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO

    Publicidade

    MARIGHELLA, de Wagner Moura. Produção: Bel Berlinck, Andrea Barata Ribeiro, Fernando Meirelles por O2 Filmes e Wagner Moura por Maria da Fé.

    MELHOR FILME – JÚRI POPULAR

    Publicidade

    O Auto da Boa Mentira, de José Eduardo Belmonte. Produção: Mônica Monteiro, Fátima Pereira e Luciana Pires por Cinegroup.

    Continua após a publicidade

    MELHOR DIREÇÃO

    Publicidade

    DANIEL FILHO por O Silêncio da Chuva.

    MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM

    WAGNER MOURA por Marighella.

    +5 estreias do cinema no 2º semestre que você não pode perder

    MELHOR ATOR

    SEU JORGE como Marighella por Marighella.

    MELHOR ATOR COADJUVANTE

    RODRIGO SANTORO como Luca por 7 Prisioneiros.

    MELHOR ATRIZ

    DIRA PAES como Rita por Veneza.

    Continua após a publicidade

    MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

    ZEZÉ MOTTA como Francisca por Doutor Gama.

    MELHOR FILME INTERNACIONAL

    NOMADLAND – Nomadland (EUA) / Documentário / Direção: Chloe Zhao. Distribuidor brasileiro: Disney.

    MELHOR FILME IBERO-AMERICANO

    EMA – Ema (Chile) / Ficção / Direção: Pablo Larraín. Distribuidor Brasileiro: Imovision.

    MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

    A ÚLTIMA FLORESTA, de Luiz Bolognesi. Produção: Caio Gullane; Fabiano Gullane por Gullane, Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi por Buriti Filmes.

    MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA

    DEPOIS A LOUCA SOU EU, de Julia Rezende. Produção: Mariza Leão por Atitude Produções e Empreendimentos.

    Continua após a publicidade

    MENÇÃO HONROSA — LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO

    BOB CUSPE — NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE, de Cesar Cabral. Produção: Cesar Cabral e Anália Tahara por Coala Produções Audiovisuais.

    MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL

    TURMA DA MÔNICA — LIÇÕES, de Daniel Rezende. Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho por Biônica Filmes, Marcio Fraccaroli por Paris Entretenimento e Daniel Rezende.

    MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

    YAÕKWA, IMAGEM E MEMÓRIA, de Rita Carelli e Vincent Carelli.

    MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

    MITOS INDÍGENAS EM TRAVESSIA, de Julia Vellutini e Wesley Rodrigues.

    MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO

    ATO, de Bárbara Paz.

    Continua após a publicidade

    MELHOR MONTAGEM FICÇÃO

    KAREN HARLEY, EDT por Piedade.

    MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO

    RICARDO FARIAS por A Última Floresta.

    MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

    HENRIQUE DOS SANTOS E ALY MURITIBA por Deserto Particular.

    MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

    FELIPE BRAGA E WAGNER MOURA – adaptado da obra “Marighella: O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”, de Mario Magalhães – por Marighella.

    MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

    ADRIAN TEIJIDO, ABC, por Marighella.

    Continua após a publicidade

    MELHOR EFEITO VISUAL

    PEDRO DE LIMA MARQUES por Contos do Amanhã.

    MELHOR SOM

    GEORGE SALDANHA, ABC, ALESSANDRO LAROCA, EDUARDO VIRMOND LIMA E RENAN DEODATO por Marighella.

    MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

    FREDERICO PINTO, ABC por Marighella.

    MELHOR MAQUIAGEM

    MARTÍN MACÍAS TRUJILLO por Veneza.

    MELHOR FIGURINO

    VERÔNICA JULIAN por Marighella.

    MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DOCUMENTÁRIO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA/OTT

    TRANSAMAZÔNICA – UMA ESTRADA PARA O PASSADO — 1ª TEMPORADA (HBO e HBO GO) Direção Geral: Jorge Bodanzky. Produtora Brasileira Independente: Ocean Films.

    MELHOR SÉRIE BRASILEIRA ANIMAÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA/OTT

    ANGELI THE KILLER — 2ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Cesar Cabral. Produtora Brasileira Independente: Coala Produções Audiovisual.

    MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇAO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV ABERTA

    SOB PRESSÃO — 4ª TEMPORADA (Globo). Direção Geral: Andrucha Waddington. Produtora Brasileira Independente: Conspiração.

    MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA/OTT

    DOM — 1ª TEMPORADA (Amazon Prime Video) Direção Geral: Breno Silveira. Produtora Brasileira Independente: Conspiração.

    MELHOR TRILHA SONORA

    ANDRÉ ABUJAMRA E MÁRCIO NIGRO por Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.