“Focar só os pontos fracos é um problema”
Eduardo e João Paulo Pacifico falam sobre como desenvolver o potencial de crianças e adultos. Não tachar ninguém de "pessoa difícil" é um primeiro passo
UM EXEMPLO DIFÍCIL Enzo (o nome é fictício, mas a história, real) tinha muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Foi diagnosticado como hiperativo — e desde cedo tachado de “garoto difícil”. Seus pontos fracos eram amplamente divulgados e, com o passar do tempo, a autoconfiança de Enzo foi baixando. Ele não apresentava mais aquela vitalidade e alegria nos outros aspectos de sua vida.
FOCAR SÓ OS PROBLEMAS É UM PROBLEMA Quando todo mundo ao redor de alguém ressalta só as suas dificuldades, a tendência é que essa pessoa se torne mais infeliz. Qualquer aspecto da nossa vida interfere diretamente nos outros. Encontramos um ponto fraco em uma área e rapidamente deduzimos que somos fracos — isso não é verdade.
CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA Segundo a professora da Harvard Rosabeth Moss Kanter, ajustar a imagem que fazemos de nós mesmos ao nosso potencial dá trabalho. “Não se constrói a autoestima batendo nas costas da pessoa e dizendo que ela é maravilhosa. A confiança é um processo muito mais complexo que vem quando você experimenta suas forças em ação.”
O QUE FAZER COM OS PONTOS FRACOS Então, não devemos nem olhar para os nossos pontos fracos, correto? Errado. É importante melhorarmos os pontos fracos até o ponto em que eles deixem de nos atrapalhar. Ninguém precisa ser excelente em tudo.
EFEITO PIGMALEÃO Robert Rosenthal e Lenore Jacobson fizeram um estudo em uma escola pública na Califórnia. Eles deram aos professores uma relação dos alunos que haviam se destacado no Harvard Test of Inflected Acquisition. Esses seriam os estudantes com maior potencial. O detalhe é que o teste não existia, e a lista era aleatória. No fim do ano, quando os pesquisadores voltaram, perceberam que os alunos citados superaram os demais. O fato de os professores acreditarem no potencial dos estudantes melhorou o desempenho da turma. Trata-se de uma profecia autorrealizável.
EXPECTATIVA NO TRABALHO J. Sterling Livingston deu a alguns gestores uma relação dos funcionários que haviam se destacado em um teste. Assim como no outro estudo, a lista foi aleatória. Ele chegou então a duas conclusões: 1) a expectativa dos gestores tem um grande impacto na performance e na carreira dos seus subordinados; 2) a percepção dos gestores sobre eles mesmos afeta o desempenho dos subordinados.
COMO JUNTAR TODAS ESSAS TEORIAS?
>1 Encontre as forças do seu filho/liderado.
>2 Crie expectativas reais e deixe isso claro. Mas esteja aberto para se surpreender…
>3 Ao fazer coisas de que gosta, e tendo o apoio de alguém, você certamente será mais realizado( a) e mais feliz.
SEMPRE HÁ TEMPO PARA MUDAR Se você ficou curioso e triste com a história do Enzo do começo do texto, saiba que ele entrou na ONG Gaia+ e descobriu que é excelente em raciocínio lógico! Também é destaque por ser muito carinhoso e amoroso. Hoje ele está bem mais feliz e autoconfiante.
Os irmãos Eduardo e João Paulo Pacifico são fundadores da ONG Gaia+ e acreditam que é possível desenvolver o potencial de crianças e adultos com expectativas realistas e um ambiente acolhedor na escola e no trabalho.
Publicado em VEJA SÃO PAULO de 28 de agosto de 2019, edição nº 2649.