Caldeirão de sopas de inspiração caipira
Cozinheira de mão cheia, a capixaba Angelita Gonzaga comandou os fogões do Garimpos do Interior, na Vila Romana, durante dois anos. Seu grande feito foi levar à mesa da clientela receitas caipiras, em especial as de São Paulo e Minas Gerais, preparadas com cuidado e riqueza de sabor — tudo isso a um preço bem camarada. […]
Cozinheira de mão cheia, a capixaba Angelita Gonzaga comandou os fogões do Garimpos do Interior, na Vila Romana, durante dois anos. Seu grande feito foi levar à mesa da clientela receitas caipiras, em especial as de São Paulo e Minas Gerais, preparadas com cuidado e riqueza de sabor — tudo isso a um preço bem camarada.
+ Festa Junina: organize um arraial bom, bonito e barato
Há cerca de três meses, porém, Angelita atua por conta própria. Deixou a cozinha do restaurante e agora elabora pratos sob encomenda para ocasiões especiais. Durante a temporada de inverno, a sugestão é uma atraente seleção de sopas vendidas congeladas. De seu caldeirão saem oito pedidas de inspiração brasileira, como creme de feijão-manteiga com macarrão tipo conchinha, caldo de mocotó e sopão campeiro de legumes e ossobuco. Cada embalagem com 750 mililitros (suficiente para até duas pessoas) custa R$ 15,50.
Eu provei quatro delas, pagando a conta, como sempre, e preparei todas na minha casa. A canja com arroz, batata, cenoura e bastante frango desfiado estava bem temperada e reconfortante. Outra opção gostosa nos dias frios leva milho-verde, paio e couve rasgada. Mandioca com carne-seca também agrada, apesar do forte gosto de alho. Para quem busca uma alternativa mais leve, há uma versão chamada de detox à base de escarola, abóbora, beterraba amarela e vermelha, abobrinha, espinafre, chuchu, salsão e (ufa!) salsa. Pode apostar que a mistureba é boa!
+ Copa de Petiscos: vote no seu quitute predileto na cidade
Como as embalagens são plásticas, é possível descongelar as sopas no micro-ondas, sem a tampa. Eu deixei cada uma delas durante dez minutos em potência máxima, interrompendo o aquecimento na metade do tempo para mexer. Outro jeito de preparar é em banho-maria, usando uma assadeira com um pouco de água direto no fogão. Esse método é um pouco mais demorado e leva cerca de 40 minutos.
Encomendas podem ser feitas pelo e-mail angelita.gonzagaculinaria@gmail.com e também pelo telefone (11) 9 8179-7266. A própria Angelita faz as entregas nas regiões de Alto de Pinheiros, Vila Leopoldina e Vila Romana. Para outras partes da cidade, consulte as possibilidades.
S.B.
VEJA TAMBÉM:
+ Chá: as melhores casas da cidade
+ Chocolate beeem quente para espantar o frio
+ Copa do Mundo: bares onde assistir aos jogos e mais
+ Comida de rua: interessados já podem requisitar autorização