Exposição na Casa das Rosas celebra os 60 anos da Mônica
Museu exibe obras e objetos inéditos da turma, como a primeira tirinha com a aparição da personagem e o verdadeiro Sansão
A Casa das Rosas inaugurou nesta quarta (20) a exposição Mônica 60 Anos — Sempre Fui Forte, que comemora o aniversário da personagem criada por Mauricio de Sousa. A mostra dá sequência à celebração que começou em março deste ano, data na qual, há sessenta anos, Mônica fez sua primeira aparição em uma tirinha.
Objetos inéditos
As 12 salas do museu e algumas partes da área externa estarão cobertas de obras e objetos relacionados à líder da turminha, alguns deles inéditos, como duas telas da Mônica e do seu cachorrinho, o Monicão, pintadas pelo cartunista junto a uma equipe de artistas.
Haverá também artefatos históricos, a exemplo da tirinha de estreia da protagonista, publicada no jornal em 1963, e o verdadeiro Sansão, coelho de pelúcia que pertenceu a Mônica Sousa quando criança, filha de Mauricio e inspiração para a personagem. Bonecos, fotos e até uma poltrona feita com pelúcias do Sansão completam a experiência.
A exposição ainda conta com uma sala de leitura com gibis da Turma da Mônica e o Monicolorindo, espaço com oficinas de arte e desenhos para as crianças colorirem. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
Casa das Rosas, Avenida Paulista, 37, ☎ 3673-1883. ♿ Ter. a dom., 10h/17h30 (permanência até as 18h). Grátis. Até 20/2/24. @casadasrosas. casadasrosas.org.br.