Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Você sabe se comportar em uma prova?

  Não, não vou falar de bons modos, de fair play nas corridas – isso fica para outro dia… O assunto hoje é como correr uma prova: você entende o que você está fazendo ou só pensa em chegar, custe o que custar? A gente vê muito por aí aquele indivíduo que “treina” uma vez […]

Por VEJA SP
Atualizado em 27 fev 2017, 00h27 - Publicado em 28 ago 2013, 15h18

 

Não, não vou falar de bons modos, de fair play nas corridas – isso fica para outro dia… O assunto hoje é como correr uma prova: você entende o que você está fazendo ou só pensa em chegar, custe o que custar?

A gente vê muito por aí aquele indivíduo que “treina” uma vez por semana ou quando dá. Mas no domingão está lá, alinhado na largada para mais uma prova, vestido com a camiseta que veio no kit e que ele achou linda, sem se preocupar com mais nada. E quando parte, parece que volta aos tempos de criança: sai em disparada, como se fosse uma corridinha de 100 metros. Entre os vários erros que um camarada como esse comete, o maior talvez seja não se dar conta do que vai acontecer lá na frente: sai como um desesperado e logo está com o coração na boca.

Continua após a publicidade

É muito importante entender o que é e praticar a progressão de ritmo, Para isso, no mínimo, você precisa ter um relógio com cronômetro e orientação adequada – de preferência com um profissional especializado – além de treinar com regularidade, claro. Assim você aprende a ter noção de seu ritmo a cada quilômetro, passa a trabalhar cada quilômetro e a conhecer melhor seu potencial. E pode montar um “protocolo” a ser aplicado em dias de corrida – o que envolve aquecimento, encontrar o ritmo ideal e até acelerar no final se for o caso.

Para quem está começando, digo até que esse “protocolo” deve ser conservador, fazendo você cruzar a linha de chegada sentindo que “está sobrando”. Quem tem percepção disso pode ir para limites superiores, com muito mais segurança e prazer.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.