Corrida Por Marcos Paulo Reis Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Três motivos para encarar uma corrida em trilhas e cinco cuidados que você deve ter

Em busca de novos desafios e de novos ares, muitos corredores começam a buscar as provas de montanha. Os organizadores já estão atentos a esse movimento e várias competições têm surgido. Você pensa em se aventurar nesse terreno também? Veja por que pode ser uma boa ideia e os cuidados necessários para você se divertir […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 21h13 - Publicado em 12 ago 2014, 14h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Corredor participa de prova em montanha

    Corredor participa de prova em montanha

    Publicidade

    Em busca de novos desafios e de novos ares, muitos corredores começam a buscar as provas de montanha. Os organizadores já estão atentos a esse movimento e várias competições têm surgido. Você pensa em se aventurar nesse terreno também? Veja por que pode ser uma boa ideia e os cuidados necessários para você se divertir com segurança.

    Publicidade

     Bons motivos:

     1) A paisagem é linda! Nada como trocar a cor cinza do asfalto pelo verde da natureza e o ar puro das trilhas em montanhas.

    Publicidade

    2) Você trabalha mais o corpo. Pesquisas apontam que correr em trilha queima, em média, 28% mais calorias do que no asfalto. Isso porque, com o terreno irregular, mais músculos são acionados durante o exercício.

    Continua após a publicidade

    3) Melhora a coordenação e a concentração. Pelo caminho você encontra os mais variados estímulos e obstáculos, o que faz o corpo reagir e ficar mais ágil e resistente.

    Publicidade

    Principais cuidados:

    1) Faça musculação. O foco deve ser o core (musculatura abdominal e de parte das costas), para estabilização do corpo todo.

    Publicidade

    2) Comece devagar. Mesmo quem está acostumado a encarar grandes distâncias no asfalto precisa iniciar com calma na montanha – afinal, em terreno irregular, um passo nunca é igual ao outro.

    Continua após a publicidade

    3) Escolha os equipamentos adequados. Com o piso acidentado e cheio de subidas e descidas, escolha um tênis apropriado para trilhas, para manter o pé firme e evitar torções. É bom ainda providenciar uma pequena mochila ou uma pochete com uma garrafa de água para usar em treinos e provas.

    Publicidade

    4) Fique de olho no horário. Não vá para as trilhas muito cedo ou muito tarde, quando a iluminação costuma ser deficiente e fica mais difícil ver as irregularidades no piso.

    5) Conheça o percurso. É importante saber a distância que você irá percorrer e algumas referências que terá pelo caminho para não se perder. Procure também ir acompanhado.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.