Sexta maior corrida de rua do mundo acontece este mês em São Paulo
Se tem uma prova que pode ser considerada a porta de entrada para a corrida, ela é a Maratona de Revezamento Pão de Açúcar. E a gente tem que valorizar sua importância. É uma espécie de “primeiro sutiã”, primeiro beijo, primeiro namorado. Muita gente começou a tomar gosto pelo esporte através dela; deu literalmente seus […]

Se tem uma prova que pode ser considerada a porta de entrada para a corrida, ela é a Maratona de Revezamento Pão de Açúcar. E a gente tem que valorizar sua importância. É uma espécie de “primeiro sutiã”, primeiro beijo, primeiro namorado. Muita gente começou a tomar gosto pelo esporte através dela; deu literalmente seus primeiros passos ali, largando do Ibirapuera ou se revezando ao longo da 23 de Maio.
Não se trata apenas de uma prova corporativa, onde a galera do trabalho ou da assessoria esportiva se reúne para correr junto. É mais do que isso. É uma celebração entre amigos. Alguns, é verdade, totalmente despreparados para correr até mesmo um trecho de 5 quilômetros, que resolvem encarar a empreitada sem saber o que pode acontecer – se é o seu caso, amigo, procure se mexer um pouco desde já, tem mais duas semanas pela frente… Com orientação e cuidado, claro. (Veja o post sobre preparação para maratona).
Mas o bacana do revezamento Pão de Açúcar é essa oportunidade dada a você, iniciante ou não, de sentir o gosto pela atividade física, em um ambiente agradável, motivador, festivo. Dos 1010 inscritos na primeira edição, em 1993, hoje passa de 35 mil, fazendo dessa a maior prova de rua da América Latina e a sexta do mundo.
Tenho certeza de que no dia 22 de setembro muitos sairão de lá picados pelo bichinho da corrida. Com dores musculares, “quebrados”, cansados, mas também com um incrível brilho nos olhos e com a certeza de que são capazes de muito mais – certamente planejando as próximas provas. Pois, infelizmente, as inscrições já estão encerradas.
Digo mais: levarão essas emoções para o dia a dia, para o trabalho, para a vida. É o incrível poder de transformação do esporte!
Você vai correr o revezamento? Divida aqui sua experiência com a gente!