É possível praticar corrida na gravidez?
Atividade física é fundamental durante a gestação para ajudar a manter o tônus muscular e o peso, além de trazer prazer e bem-estar. E, sim, é possível correr durante a gravidez. Porém não depende só da sua vontade. São alguns fatores que vão definir se a atividade pode ou não ser praticada por você nesse […]
Atividade física é fundamental durante a gestação para ajudar a manter o tônus muscular e o peso, além de trazer prazer e bem-estar. E, sim, é possível correr durante a gravidez. Porém não depende só da sua vontade.
São alguns fatores que vão definir se a atividade pode ou não ser praticada por você nesse período, como seu histórico esportivo, sua saúde no momento e uma criteriosa avaliação médica. E mesmo assim, corredoras gestantes precisam treinar com supervisão e ser acompanhadas com maior frequência pelo obstetra.
+ Publicitário emagrece mais de 10 quilos com corrida e dieta da sopa
A corrida é um exercício intenso – que exige bastante do sistema cardiovascular, o que pode ser um problema já que durante a gestação esse sistema também é sobrecarregado –, causa grande impacto, você ganha peso, a sobrecarga aumenta, o centro de gravidade muda… Tudo isso pode gerar desconforto na prática. Fora que ninguém está livre de levar um tombo enquanto corre – o que gera uma preocupação a mais na hora do exercício. E, convenhamos, o período exige cuidados e atenção.
Eu, particularmente, não acho legal se expor a tantos riscos. Existem outras atividades tão boas e mais indicadas para serem feitas durante a gravidez, como caminhada, bike e hidroginástica.
Você pode correr a vida toda e aproveitar essa fase para desacelerar um pouco e curtir a chegada do seu bebê.
Saiba onde encontrar bons parques para correr na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM.