Corrida Por Marcos Paulo Reis Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Como turbinar a perda de peso

Todo mundo me pergunta em que momento a gente começa a perder peso. Perde quando usa a gordura corporal como combustível. E um treino aeróbico, com variação de volume e intensidade, é a chave do negócio: isso porque faz o corpo recrutar as reservas de glicogênio e de gordura para a produção de energia, o […]

Por VEJA SP
Atualizado em 27 fev 2017, 10h24 - Publicado em 21 jun 2013, 15h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Foto: LatinStock

    Publicidade

    Todo mundo me pergunta em que momento a gente começa a perder peso. Perde quando usa a gordura corporal como combustível. E um treino aeróbico, com variação de volume e intensidade, é a chave do negócio: isso porque faz o corpo recrutar as reservas de glicogênio e de gordura para a produção de energia, o cenário ideal para você emagrecer. Para que a perda seja eficiente você pode optar tanto pelos treinos mais longos e com menor intensidade como pelos mais curtos e mais fortes.

    Publicidade

    Só que aí tem um problema: a corrida, por mais gostosa que seja, provoca grande sobrecarga articular. E especialmente para o iniciante, um treino de quarenta minutos já começa a pegar, assim como um treino mais curto e mais forte também pode causar problemas. A sugestão, então, é apostar em um treino um pouco maior, alternando trote e caminhada rápida. Isso é bastante eficaz, acredite. Você ainda pode acrescentar uma caminhada nos dias de descanso.

    Para quem torce o nariz para as caminhadas – tanto como forma de perder peso como para turbinar o treino de corrida – saiba que elas são indicadas até mesmo na preparação para maratonas. O programa de treinamento para maratonas desenvolvido por Jeff Galloway, ex-atleta olímpico dos Estados Unidos, por exemplo, tem como marca registrada intervalos de caminhada regulares e uma corrida/caminhada bem longa, atingindo o máximo de 41 a 46 km por semana. Ele garante, inclusive, que alguns de seus corredores quebraram a barreira das três horas correndo apenas três vezes por semana, resultado que não conseguiam quando corriam mais vezes.

    Então, a mensagem de hoje é investir também na caminhada, no movimento bem feito. Isso o levará a atingir seus objetivos mais rápido do que você imagina!

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.