Como evitar problemas comuns que aparecem nos pés dos corredores
Outro dia falei da importância de procurar um ortopedista para fazer uma série de exames importantes, a fim de detectar possíveis problemas anatômicos e posturais. Agora vou abordar outros cuidados no dia a dia. Até porque pés maltratados podem trazer aborrecimentos na hora daquela sua tão desejada corrida. + Seis (bons) motivos para você treinar na […]
Outro dia falei da importância de procurar um ortopedista para fazer uma série de exames importantes, a fim de detectar possíveis problemas anatômicos e posturais. Agora vou abordar outros cuidados no dia a dia. Até porque pés maltratados podem trazer aborrecimentos na hora daquela sua tão desejada corrida.
+ Seis (bons) motivos para você treinar na esteira
Confira os principais males que aparecem nos pés dos corredores:
Chulé: o mau cheiro pode ocorrer devido a higiene inadequada. Lave bem os pés (inclusive entre os dedos) com sabonete bactericida e enxugue muito bem. Finalize com talco antiperspirante.
Bolhas: surgem devido ao atrito constante do pé com a meia ou o tênis. Por isso, antes de encarar longas distâncias, a dica é aplicar uma pequena quantidade de vaselina nas áreas de maior atrito. Se as bolhas já brotaram, não estoure – sob o risco de provocar mais dor e tornar o ferimento suscetível a infecções. Proteja a área com um pequeno curativo.
Unha encravada: surge quando você corta a unha de forma inadequada, usa calçado apertado e inadequado ao pé ou até por predisposição genética. Diante do problema, o melhor é procurar um podólogo.
Micoses: os tênis costumam ser quentes e provocar umidade e, com o suor, tudo isso pode provocar fissuras entre os dedos, facilitando a instalação de fungos. Para evitar, faça a correta higienização dos pés e dos tênis.
Unha preta: aparece devido aos micro impactos constantes na corrida, que levam a traumas, promovendo o descolamento da unha e levando a formação de hematomas. Para prevenir, use um tênis um número maior. Se a unha já estiver preta e dolorida, um médico poderá fazer uma melhor avaliação e até drenar o sangue acumulado na região. Se não incomodar, só resta esperar que a unha vá crescendo e empurrando o hematoma.
Saiba onde encontrar bons parques para correr na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM