Cinco dicas para evitar imprevistos durante uma corrida
No último domingo (23) recebi a triste notícia da morte do engenheiro Hélio Kinoshita, de 52 anos, durante uma corrida de rua. Ele participava de uma meia maratona em Campinas, sofreu um mal súbito, caiu próximo ao 19º quilômetro de prova e, embora socorrido pela equipe médica, não resistiu. Nas redes sociais, Hélio exibia uma […]
No último domingo (23) recebi a triste notícia da morte do engenheiro Hélio Kinoshita, de 52 anos, durante uma corrida de rua. Ele participava de uma meia maratona em Campinas, sofreu um mal súbito, caiu próximo ao 19º quilômetro de prova e, embora socorrido pela equipe médica, não resistiu. Nas redes sociais, Hélio exibia uma ótima aparência e era realmente adepto do esporte.
+ De sedentária a maratonista: mulher transforma a rotina com a corrida
Não foi essa prova, não foi o esforço feito durante essa corrida específica que o matou. Tem gente que morre na musculação ou fazendo spinning, por exemplo. Portanto, é preciso uma investigação minuciosa sobre o histórico de saúde do corredor, sintomas e outros detalhes antes de qualquer julgamento precipitado.
O que eu posso falar, isso sim, é como tentar evitar problemas na prática esportiva. Vamos a algumas dicas:
1. Esteja com seus exames médicos atualizados. Embora isso não garanta 100% que você não vai passar mal durante um treino ou prova, pelo menos é uma forma de saber como anda sua saúde e quais as medidas que devem ser tomadas para corrigir eventuais problemas.
2. Hidrate-se e alimente-se adequadamente, levando em conta também a temperatura no dia, seja em um treino ou uma prova.
3. Preste atenção a seu ritmo e a seus limites: por mais que você queira se superar e bater seu recorde, é importante saber o que você está fazendo e como está fazendo. Não há nada de nobre em ser um herói morto.
4. Se no dia da prova você acordou sentindo mal-estar ou mesmo um leve desconforto, por mais que tenha sonhado estar nesse evento, considere não correr.
5. O tempo todo o corpo dá sinais: pare se tiver indícios de dor de cabeça, tontura, vista turva ou cólica. Coração disparado e cansaço muito além do normal também são sinais de alerta. Na dúvida, é melhor interromper sua corrida e procurar auxílio médico.
Saiba também onde encontrar bons parques para correr na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM.