Imagem Blog

CASACOR

Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria
Continua após publicidade

Copa do Mundo 2022: conheça a arquitetura dos estádios no Catar

Marcada para acontecer no Catar, primeiro país árabe a ser sede do torneio, os preparativos para a construção dos estádios estão a todo vapor desde 2010

Por Marina Pires/CASACOR
10 nov 2022, 10h00
Estádio Al Thumama, por Ibrahim Jaidah Architects & Engineers.
Estádio Al Thumama, por Ibrahim Jaidah Architects & Engineers. (CASACOR/Veja SP)

A Copa do Mundo 2022, um dos eventos globais mais esperados deste ano, está chegando! Marcada para acontecer no Catar, primeiro país árabe a ser sede do torneio, os preparativos para a construção dos 8 estádios estão a todo vapor desde 2010, quando a FIFA anunciou que a sede do torneio aconteceria lá. 

Por conta do Catar ser um país com condições climáticas críticas, a Copa do Mundo 2022 irá acontecer do dia 21 de novembro ao dia 18 de dezembro, ou seja, no inverno catari que, apesar de ser entendida como a época de clima mais ameno no país, esperam-se temperaturas entre 20 e 30°C.

Estádio Lusail, por Foster + Partners e Populous.
Estádio Lusail, por Foster + Partners e Populous. (CASACOR/Veja SP)

Assim, com a colaboração entre os arquitetos e engenheiros que trabalharam em conjunto desde o início do processo, foram desenvolvidas uma série de tecnologias avançadas e pioneiras de acondicionamento de ar nos estádios, campos de treinamento e área de torcedores.

A seguir, conheça a arquitetura dos 8 estádios que são protagonistas na Copa do Mundo 2022.

1. Estádio Al Bayt por AS+P Albert Speer + Partner e Dar Al-Handasah

 

Copa do Mundo 2022: conheça a arquitetura dos estádios no Catar
(CASACOR/Veja SP)

Palco da partida de estreia da Copa do Mundo 2022, o Estádio Al Bayt, assinado por AS+P Albert Speer + Partner e Dar Al-Handasah, é inspirado no bayt al sha’ar, as barracas tradicionais nômades do Catar.

Localizado na cidade de Al Khor, no norte, a parte superior da arquibancada do estádio é um design modular portátil, que será removido no decorrer do campeonato e será oferecido a países em desenvolvimento necessitados de infraestrutura para a prática de esportes.

Continua após a publicidade

2. Estádio Al Janoub, por Zaha Hadid Architects + AECOM

 

Copa do Mundo 2022: conheça a arquitetura dos estádios no Catar
(CASACOR/Veja SP)

O Estádio Al Janoub fica localizado na cidade de Al Wakrah, uma das áreas habitadas mais antigas do Catar. O design cativante do estádio assinado pela Zaha Hadid Architects + AECOM é inspirado pelo histórico da cidade com seus mergulhadores de pérolas, pescadores e barcos veleiros dhow.

Após a Copa do Mundo, a capacidade do Al Janoub será reduzida, com assentos doados para outros projetos esportivos ao redor do mundo. O local é cercado por um parque exuberante com instalações esportivas e de lazer que beneficiarão toda a comunidade nos próximos anos.

3. Estádio Al Thumama, por Ibrahim Jaidah Architects & Engineers

 

Copa do Mundo 2022: conheça a arquitetura dos estádios no Catar
(CASACOR/Veja SP)

Inspirando nos tecidos de uma Gahfiya, tradicional touca usada por homens muçulmanos na região árabe, o estádio Al Thumama – localizado 12 km ao sul de Doha, a capital do país- entrelaça a cultura árabe por sua fachada.

Com assinatura do Ibrahim Jaidah Architects & Engineers, a área em volta do projeto explora a importância da arquitetura ecológica e contextual, buscando a certificação de quatro estrelas do Sistema de Avaliação de Sustentabilidade (GSAS) tanto para o design quanto para a construção. O estádio garante a economia de 40% a mais de água do que um estádio convencional, utilizando “água reciclada” para irrigar áreas verdes.

4. Estádio Cidade da Educação, por Fenwick Iribarren Architects

 

Copa do Mundo 2022: conheça a arquitetura dos estádios no Catar
(CASACOR/Veja SP)

O Estádio Cidade da Educação, assinado por Fenwick Iribarren Architects, é um local extraordinário, localizado em um centro vibrante de conhecimento e inovação. A estrutura do estádio foi desenhada com grande foco em acessibilidade.

Continua após a publicidade

O design ultramoderno combina perfeitamente com a arquitetura islâmica tradicional. No exterior, os triângulos criam padrões geométricos complexos semelhantes a diamantes que brilham à medida que o sol se move. À noite, um show de luzes digitais ilumina a fachada.

5. Estádio Lusail, por Foster + Partners e Populous

 

Copa do Mundo 2022: conheça a arquitetura dos estádios no Catar
(CASACOR/Veja SP)

Assinado por Foster + Partners e Populous, o Estádio Lusail sediará a final da Copa do Mundo 2022, sendo o maior estádio dos oito construídos. O design do espaço reflete as tigelas artesanais encontradas em todo o mundo árabe e islâmico durante a ascensão da civilização, enquanto as interações de luz refletem as lanternas fanar da região.

Com o fim do evento, o local será transformado em um espaço comunitário, com escolas, lojas, cafés, instalações esportivas e clínicas de saúde.

6. Estádio Internacional Khalifa, por Aspire Zone Foundation

 

Copa do Mundo 2022: conheça a arquitetura dos estádios no Catar
(CASACOR/Veja SP)

Desde 1976, o Estádio Internacional Khalifa é um dos estádios mais notáveis do país, e já sediou importantes eventos como os Jogos Asiáticos, a Copa do Golfo Árabe e a Copa Asiática AFC, entre outros.

Para a Copa do Mundo 2022, o estádio passou por uma reforma completa: sua capacidade foi expandida e sua estrutura foi preenchida com tecnologia de resfriamento inovadora que permitirá que os jogadores atuem em um ambiente confortável.

Continua após a publicidade

7. Estádio 974, por Fenwick Iribarren Architects

 

Copa do Mundo 2022: conheça a arquitetura dos estádios no Catar
(CASACOR/Veja SP)

Com um designs mais inovadores dentre todos os projetos, o Estádio 974, assinado por Fenwick Iribarren Architects, é inspirado pelo comércio internacional e marítimo do Catar.

O número 974 é o código internacional telefônico do país, assim como o número de contêineres utilizados no projeto, que foi construído inteiramente a partir de contêineres e aço modular, sendo o primeiro estádio de futebol totalmente desmontável.

8. Estádio Ahmad bin Ali, por BDP Pattern, Ramboll e AECOM

 

Copa do Mundo 2022: conheça a arquitetura dos estádios no Catar
(CASACOR/Veja SP)

O Estádio Ahmad bin Ali, localizado em Umm Al Afaei – uma das cidades mais históricas do Qatar e sede do famoso Al Rayyan SC –, celebra a união de sua comunidade ao incorporar símbolos das tradições e da cultura catari.

O design da fachada reflete as ondulações das dunas de areia, enquanto os intrincados padrões geométricos refletem a beleza do deserto, a flora e a fauna nativas, bem como o comércio local e internacional.

Fonte: Archdaily

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.