CASACOR Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria
Continua após publicidade

CASACOR e Fazendinhando promovem bazar da construção no Jardim Colombo

As doações vieram principalmente da desmontagem da CASACOR São Paulo 2021, além de sobras de obras e doações de parceiros

Por Nádia Sayuri Kaku/CASACOR
Atualizado em 5 jan 2022, 09h04 - Publicado em 23 dez 2021, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Publicidade

    Bazares feitos a partir de doações são frequentes no Jardim Colombo, comunidade localizada na zona oeste de São Paulo. No entanto, a edição de Natal de 2021 ganhou um tema inédito: construção civil.

    Publicidade

    “Como recebemos muitas doações de produtos de obras, resolvemos fazer um bazar mais temático, promovendo o acesso de peças com preços mais elevados aos moradores”, explica a fotógrafa e videomaker Kamilla Bianca, secretária do Instituto Fazendinhando, projeto de regeneração territorial com desenvolvimento cultural, educacional e social da região, e uma das organizadoras do evento.

    Chamado de Bazar da Construção Civil, o evento aconteceu no último dia 12 de dezembro e disponibilizou, entre outros itens, portas, telhas e revestimentos. As doações vieram principalmente da desmontagem da CASACOR São Paulo 2021, além de sobras de obras e doações de parceiros.

    Publicidade

    “Temos aqui pisos da Portinari que foram usados no ambiente da Deca na CASACOR São Paulo, telhas fornecidas pela Telhanorte, grades e outros materiais”, enumera Darlan Firmato, arquiteto e Gestor de Sustentabilidade da CASACOR São Paulo. Algumas peças também foram direcionadas para o projeto da Casa da Daniela, que irá reformar a casa de uma moradora no ano que vem em parceria com a CASACOR. Além disso, o transporte de todo o material da construção foi oferecido pela Ciclo, empresa de soluções sustentáveis. 

    Continua após a publicidade
    Materiais de construção doados por CASACOR são disponibilizados em bazar no Jardim Colombo.
    O transporte de todo o material da construção foi oferecido pela Ciclo, empresa de soluções sustentáveis. (Andre Del Casalle - @oennoir/Veja SP)

    “As peças foram limitadas por pessoa, assim demos acesso a um maior número de interessados. E, como é um bazar específico, pretendemos mapear o destino desses itens também”, diz Kamilla. Como exemplo, um corrimão de escada foi reservado e entregue para uma moradora que possui um familiar com deficiência visual. Como outras doações estão previstas para chegar ainda este ano, há planos para a realização de mais bazares.

    Publicidade

    Toda a ação teve a parceria da União de Moradores do Jardim Colombo, que cedeu o espaço da Creche Girassol para o evento e também ajudou com trabalho voluntário.

    Projeto Fazendinhando

    Materiais de construção doados por CASACOR são disponibilizados em bazar no Jardim Colombo.
    (Andre Del Casalle - @oennoir/Veja SP)

    A iniciativa de doação de materiais de construção complementa duas outras ações coordenadas pelo Fazendinhando: o projeto Fazendeiras, que promove a capacitação de mulheres nas áreas de gastronomia, construção civil e artesanato; e o projeto Fazendolar, que reforma casas de moradores da comunidade. Inclusive, as aulas práticas dos cursos acontecem nas casas das próprias alunas e muitas delas acabam reformando suas próprias moradias sozinhas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    CASACOR, Coral e Fazendinhando fazem ação para capacitar mulheres pintoras.
    CASACOR, Coral e Fazendinhando fazem ação para capacitar mulheres pintoras. (Alessandra Nohvais/Veja SP)

    Durante a CASACOR São Paulo 2021, uma parceria com a Coral capacitou mulheres pintoras no Jardim Colombo e as alunas também contribuíram para a finalização de ambientes da mostra paulistana.

    Em 2020, dentro do projeto Janelas CASACOR São Paulo, Ester Carro (presidente do Fazendinhando), a arquiteta Veronica Vacaro e o estúdio Plantar Ideias assinaram a Galeria Fazendinhando, um contêiner transformado em galeria permanente de arte que promove exposições de obras de artistas da região.

    Publicidade

    Para 2022, o plano é continuar com todos os cursos e expandir para as comunidades vizinhas, além de realizar mais reformas. Outra iniciativa que deve ser colocada em prática em breve é a implantação de jardins verticais na comunidade.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.