15 jardins das edições de 2021 da CASACOR do Brasil todo
De áreas de passagem a grandes jardins recuperados, estes projetos mostram como o paisagismo e a arquitetura unem biofilia, sustentabilidade e criatividade
Ambientes abertos, com ventilação e vegetação natural e pensados para o bem-estar do usuário sempre foram primordiais em todas as edições da CASACOR – e ganharam ainda mais importância em um ano em que o isolamento social se tornou parte da vida de todos. Nos jardins abaixo – selecionados de todas as mostras de 2021 – há tudo isso e um pouco mais: de ambientes de passagem a grandes áreas recuperadas, os profissionais do elenco mostram como o paisagismo e a arquitetura andam juntos, criando projetos que unem biofilia, sustentabilidade, charme e muita criatividade. Confira abaixo 15 espaços repletos de verde.
1. Jardim do Café, Ricardo Portilho para a CASACOR RJ 2021
A diversidade natural carioca, com suas muitas cores e texturas, dá o tom no ambiente em que predomina um lindo bambuzal revitalizado para a mostra. A vegetação exuberante da casa foi preservada e ganhou a companhia de outras espécies tropicais da Mata Atlântica.
2. Restauro do Jardim de Burle Marx, Nãna Guimarães para a CASACOR MG 2021
Desde a edição da CASACOR Minas de 2019, a paisagista enfrenta um desafio: restaurar os jardins do terreno do Palácio das Mangabeiras. Concebidos por Roberto Burle Marx, eles trazem a essência do mestre, que proporcionava a valorização da flora brasileira para ser admirada e usada com plantas que, dificilmente, eram encontradas em jardins e praças do país.
3. Botânico, Studio Pippa para a CASACOR Brasília 2021
Com 267 m², o projeto da premiada arquiteta Priscila Gabriel tem como conceito a reconexão com a natureza e o equilíbrio num cenário pós-pandêmico. Na estrutura, madeira, metal, tela solar, porcelanato e vegetação. Assentos públicos desenhados por Paulo Mendes da Rocha para o SESC 24 de Maio compõem o ambiente.
4. Horto Laguna, Rafael Mineiro e Natália Azevedo para a CASACOR MG 2021
O espaço externo é um pequeno oásis, que traz diversidade de plantas tropicais em torno de um lago natural e propõe um novo conceito de piscina. Com leds submersos nas águas, em meio a palmeiras, filodendros, ciclantos, marantas e plantas aquáticas ganham uma iluminação difusa e a companhia de peixes ornamentais.
5. Rooftop 20 I 21, Ana Trevisan | Paisagismo + Arquitetura para a CASACOR SC 2021
No espaço de 400 m², a paisagista criou uma atmosfera cosmopolita e contemporânea, com espaços destinados à convivência ao ar livre, emoldurados pela vista das encostas verdes e da baía de Santo Antônio. O jardim foi ambientado com vasos posicionados em “rasgos” criando uma atmosfera verde e tropical que envolve o espaço.
6. Casa UP, UP3 Arquitetura para a CASACOR RJ 2021
Michelle Wilkinson, Thiago Morsh e Cadé Marino projetaram uma casa que se camufla no jardim. Pedra, argila, madeira e algodão são usados na decoração dos espaços abertos e multifuncionais, criando um ambiente que propõe uma reconexão com a natureza, o que é ainda mais reforçado pela paleta em tons terrosos e verde-mata.
7. Rooftop CASACOR, Catê Poli e João Jadão para a CASACOR SP 2021
Inspirado nos beach clubs rústicos de Mykonos, Tulum e Trancoso, o espaço de 224 m² nasce para trazer um clima de férias de verão pós-pandemia. A dupla optou por espécies de plantas adaptadas ao clima e que não exigem muita água.
8. Casa Bistrô, Maurício Nóbrega Arquitetura para a CASACOR RJ 2021
No espaço antes reservado à garagem da residência, numa área recuada de seu amplo jardim, o restaurante traz um mix de peças de estilos diversos. O uso de plantas como divisórias e a manutenção de revestimentos como os antigos azulejos do espaço trazem mais personalidade ao ambiente.
9. Jardim Nômade, projeto de Mônica Costa para a CASACOR SP 2021
No rooftop do Parque Mirante, a arquiteta criou um jardim de 340 m² em vasos com folhagens tropicais, sobre piso drenante e cores neutras, tudo inspirado em viagens pela Europa. O mobiliário, de madeira e tecidos adequados a áreas externas, proporciona conforto para uma pausa agradável.
10. Lounge das Dunas / Jardim do Mar, Bia Campelo e Lana Débora para a CASACOR RN 2021
Um espaço de contemplação e lazer com predominância de elementos como madeira, pedra e vegetação. Os móveis outdoor são autorais e têm design inspirado nas belas praias do litoral potiguar. O ambiente conta também com a utilização de elementos regionais, como o cobogó e o tijolinho, além de um jardim tipicamente tropical.
11. Jardim Secreto, Diego Raposo e Manuela Simas para a CASACOR RJ 2021
A instalação efêmera traz uma proposta ousada e facilmente replicável: dois iglus infláveis de plástico servem como refúgios portáteis idealizados para propiciar uma maior conexão com a natureza, criando um espaço dedicado à contemplação.
12. Chão de Chananas, Daniele Karenine e Patrícia Macêdo para a CASACOR RN 2021
O jardim, inspirado nos tradicionais quintais produtivos do sertão nordestino, estima as confraternizações familiares, integra hortas e frutíferas e prioriza o uso de plantas nativas, mais resistentes ao clima da região e com baixo consumo hídrico. O projeto destaca a flor símbolo da cidade de Natal (Flor Chanana).
13. Jardim da Fachada, Sandro Ward para a CASACOR RJ 2021
jardim tropical aproveita muitas plantas nativas da Mata Atlântica que já estavam na extensa área verde da casa, mas traz novidades como filodendros e espécies exóticas, como a africana Aloe Vera gigante e a Yucca Azul, originária do México.
14. Jardim das Orquídeas, Valter Braga para a CASACOR MG 2021
O conjunto formado por 380 orquídeas dá um ar de nobreza e se alia ao frescor do jardim vertical como pano de fundo, com samambaias, peperoneas e renda portuguesa. Para emoldurar a floresta de flores faceando a casa, o profissional também utilizou o filodentro e o imbé.
15. Alameda Jardins, Fabiana Ferré para a CASACOR SP 2021
Construído em uma área de passagem, o jardim contemplativo dispõe de um estar externo com pergolado. No caminho da sustentabilidade destacam-se a escolha por materiais recicláveis, como o piso da pérgula e os tijolinhos da parede produzidos a partir de lama e resíduos de lâmpadas fluorescentes.